Após suspensão, governo edita MP que libera R$4,1 bi em crédito extraordinário para Plano Safra

Publicado em 24/02/2025 21:59 e atualizado em 25/02/2025 07:38

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal editou na noite desta segunda-feira um medida provisória que abre crédito extraordinário de R$4,1 bilhões para garantir a execução do Plano Safra 2024/2025, informou a Casa Civil em nota.

A MP assegura a manutenção de acesso a crédito para o setor agropecuário, das operações de investimento rural e agroindustrial e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Na quinta-feira passada, um ofício do Tesouro Nacional encaminhado às instituições financeiras havia determinado a suspensão dos financiamentos agrícolas subvencionados no Plano Safra 2024/25, indicando que os custos com os programas subsidiados crescera, sem que o Congresso tivesse ainda aprovado o Orçamento da União deste ano.

Diante da forte reação negativa do setor, o governo procurou encontrar uma solução rápida. Já na sexta-feira houve o anúncio da edição da MP.

A suspensão dos financiamentos veio em momento em que produtores do Brasil estão plantando a segunda safra de milho, colhem a soja e iniciam a colheita de arroz. Em outras culturas, como o café, produtores realizam tratos culturais.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP