Rusagro da Rússia exporta pela primeira vez óleo de girassol de São Petersburgo
MOSCOU, 3 de março (Reuters) - O conglomerado agrícola russo Rusagro (RAGR.SBX), abre uma nova abacomeçou a exportar óleo de girassol do terminal de São Petersburgo (PNT) no Mar Báltico, buscando superar gargalos nos portos do Mar Negro, de acordo com dados do LSEG e quatro fontes.
A Rússia, maior exportadora de trigo do mundo, tem como meta aumentar suas exportações agrícolas em 50% até 2030. O país tem recorrido cada vez mais aos portos do Báltico , normalmente usados para produtos de petróleo bruto e refinado, já que a capacidade é limitada nos portos do Mar Negro, que dominam as remessas de alimentos para exportação.
De acordo com os dados de rastreamento de navios da LSEG, a primeira carga de óleo de girassol em PNT foi carregada no mês passado em um petroleiro chamado Lanikai com um peso morto de 46.317 toneladas métricas. Seu destino era a Índia, disseram as fontes.
O carregamento de outra carga de óleo de girassol está previsto para o final de março.
Nem a Rusagro nem a PNT responderam aos pedidos de comentários.
Fontes da indústria, que pediram para não serem identificadas porque não estavam autorizadas a falar publicamente sobre o assunto, disseram que a Rusagro alugou dois reservatórios no terminal, para óleo de girassol e para importação de óleo de palma.
Uma das fontes disse que a empresa tem planos de longo prazo para exportar óleo de girassol do terminal.
O presidente Vladimir Putin está buscando aumentar as exportações agrícolas como parte de uma estratégia para posicionar a Rússia como uma potência agrícola global, ao lado do Brasil, China e Estados Unidos.
Além de ser o maior exportador de trigo, a Rússia se tornou o principal exportador de milho, cevada e ervilhas.
O crescimento futuro pode ser limitado pela demanda interna e pelos limites de capacidade de transporte.
A Rússia está tentando aumentar a capacidade de carga em várias regiões, embora os portos do Mar Negro dominem os embarques, respondendo por 90% das exportações marítimas de grãos da Rússia, que totalizaram 62,4 milhões de toneladas métricas na temporada 2023/2024.
Reportagem de Natalia Chumakova e Olga Popova; redação de Vladimir Soldatkin; edição de Guy Faulconbridge e Barbara Lewis
0 comentário

JBS e Ital inauguram centro de inovação em colágeno pioneiro no mundo

GAFFFF 2025 reúne mais de 30 mil pessoas no Allianz Parque e reforça conexão entre o campo e a cidade

Em 2025, mais de 3.900 agricultores em todo Brasil já passaram por Treinamento de Boas Práticas Agrícolas

Bom Futuro se manifesta em nota oficial sobre transferência irregular de terras públicas

Sistema FAEP repudia taxação de renda fixa e vai atuar pela derrubada da MP

Dólar oscila pouco com tensões no exterior e MP do governo em foco