STR Passo Fundo entrega dossiê e pede urgência em decreto de emergência diante da estiagem

Publicado em 05/03/2025 09:30

Os agricultores de Passo Fundo acumulam prejuízos crescentes diante da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Em busca de medidas que auxiliem os produtores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo solicitou ao Poder Público urgência no Decreto de Situação de Emergência, fundamental para que os agricultores possam acessar recursos e programas governamentais que amenizem os prejuízos acumulados.

O pedido foi reforçado na quarta-feira (26/02), quando a presidente do STR Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, Marinês Scapini Penz, e a engenheira agrônoma Mariana Biff entregaram ao secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo, João Antônio Bordin, e ao responsável pelo Desenvolvimento Rural, Juliano de Oliveira Costa, um dossiê fotográfico com registros enviados por agricultores que comprova a gravidade da estiagem no interior do município.

O STR Passo Fundo enfatiza que, após sucessivas estiagens e perdas, os produtores não dispõem mais de condições para absorver sozinhos os impactos das adversidades climáticas. “Os sindicatos e a Fetag-RS estão fazendo forte pressão no Governo do Estado e no Governo Federal buscando apoio para que os agricultores possam honrar os compromissos e seguir produzindo alimentos. Estamos solicitando a securitização e a renegociação das dívidas, entre outras medidas importantes. Mas de nada adianta conquistarmos esses avanços se aqui no município, que é onde os agricultores estão sofrendo, a Prefeitura não decretar situação de emergência”, revela a presidente Marinês Scapini Penz.

Fonte: STR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor