Empresa indiana de fertilizantes em negociações para comprar fosfato do Togo, dizem fontes
NOVA DÉLHI, 6 de março (Reuters) - Fertilizantes e produtos químicos da Índia Travancore (FCTL.NS) está em negociações para assinar um contrato de três anos para comprar fosfato de rocha do Togo, para ampliar suas fontes de fornecimento, disseram três pessoas com conhecimento direto do assunto.
No que marcaria o primeiro acordo de fertilizantes de longo prazo de uma empresa indiana com o país africano, a FACT está procurando comprar 250.000 toneladas métricas por ano de fosfato de rocha por três anos da Societe Nouvelle des Phosphates du Togo (SNPT), disseram as fontes.
O FACT e o SNPT não responderam ao e-mail da Reuters solicitando comentários.
As empresas indianas estão interessadas em assinar acordos de importação de fertilizantes de longo prazo para se proteger contra a volatilidade dos preços e a escassez de nutrientes do solo necessários para o enorme setor agrícola do país, que responde por 15% da economia de US$ 2,7 trilhões.
A FACT assinou no mês passado um acordo não vinculativo para comprar fosfato de rocha da SNPT, disseram as fontes.
Todos os detalhes, exceto o preço, foram finalizados, eles disseram, acrescentando que o contrato tem uma cláusula para negociações trimestrais de preços.
As importações de fosfato de rocha da Índia provenientes do Togo aumentaram de forma constante nos últimos anos, com compras feitas à vista.
No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024, empresas indianas importaram um total de 1,1 milhão de toneladas de fosfato de rocha do Togo, um aumento de cerca de 30% em relação ao ano anterior, segundo dados compilados pela Fertilizer Association of Indian.
Reportagem de Nidhi Verma; Edição de Sonali Paul