Bayer obtém liminar em disputa de patente com sojicultores brasileiros

Publicado em 14/03/2025 15:53

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A Bayer obteve uma liminar a seu favor para suspender uma decisão judicial que concedeu aos produtores de soja brasileiros o direito ao reembolso de royalties pagos por patentes vencidas de sementes de soja geneticamente modificadas, de acordo com um grupo de agricultores e um comunicado enviado pela empresa a partes interessadas nesta semana.

A liminar impede que a sentença de primeira instância proferida pela juíza Celia Regina Vidotti tenha efeitos imediatos, disse a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) na noite de quinta-feira.

A Bayer não respondeu de imediato quando solicitada a comentar o assunto.

Na quarta-feira, a Bayer enviou um comunicado a stakeholders, cuja cópia foi obtida pela Reuters, explicando que a empresa havia conseguido suspender a decisão de dezembro de 2024 até que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso analise o recurso.

"Esse resultado preserva o status quo atual, garantindo que os princípios centrais do nosso modelo de negócios... permaneçam inalterados enquanto o recurso estiver pendente," disse o comunicado da Bayer.

A empresa alemã, que adquiriu a norte-americana Monsanto em 2016, tem enfrentado vários desafios legais relacionados às patentes ligadas à sua tecnologia Intacta RR2 PRO no Brasil, o maior produtor e exportador de soja do mundo. A semente transgênica, muito utilizada no Brasil, combina tolerância ao herbicida glifosato e proteção contra lagartas.

A liminar é a mais recente reviravolta em uma prolongada batalha nos tribunais opondo a empresa e os agricultores brasileiros.

Estima-se que a Bayer tenha fornecido R$4,5 bilhões na forma de "garantias judiciais" enquanto dois desses processos seguem tramitando, disse Sidney de Souza, advogado da Aprosoja-MT, nesta sexta-feira.

Em 2017, os agricultores de Mato Grosso processaram a Monsanto buscando cancelar as patentes da Intacta. Não há decisão de mérito, ele disse.

Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os direitos de patente não poderiam ser estendidos além de 20 anos do depósito, reduzindo a duração de certas patentes da Intacta. Essa decisão afetou R$1,3 bilhão em royalties da Intacta que haviam sido pagos por agricultores.

"A juíza aplicou a decisão do Supremo Tribunal Federal em nosso caso, corrigiu os termos da patente e determinou a devolução dos royalties pagos indevidamente", disse Souza sobre a decisão da Justiça de Mato Grosso, que agora foi suspensa pela liminar.

Veja ainda as notas, na íntegra, da Aprosoja MT e da Bayer:

Nota oficial da Aprosoja MT

A Bayer noticiou, em data recente, que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu os efeitos da sentença da Juíza Dra. Celia Regina Vidotti, que reconheceu a ilegalidade na cobrança de royalties por patentes vencidas pelo uso da tecnologia Intacta RR2 Pro.

Referida decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso impede que a sentença de Primeira Instância tenha efeitos imediatos, mas, por ser uma liminar, não adentra no mérito da controvérsia, o que só acontecerá quando do julgamento do recurso de apelação apresentado pela BAYER.

A APROSOJA confia que o Poder Judiciário continuará a responder aos reclamos dos produtores, quanto à reticente conduta ilegal da BAYER de cobrar royalties por patentes vencidas, mesmo após o Supremo Tribunal Federal ter definido o prazo correto das patentes (ADI 5.529) e reconhecido o direito dos produtores de receberem de volta os royalties pagos indevidamente (Reclamação 56.393).

Nota oficial da Bayer

A Bayer recorreu da decisão do Juiz do Tribunal de Primeira Instância, que pretende corrigir os termos de certas patentes relacionadas à tecnologia da soja INTACTA RR2 PRO®, bem como da decisão sobre o mérito do caso.

Recentemente, a empresa conseguiu obter a suspensão dos efeitos dessas decisões até que o Tribunal de Apelação analise o caso. Esse resultado preserva o status quo atual, garantindo que os princípios centrais do nosso modelo de negócios, incluindo o sistema de testes legais e de cobrança nos Pontos de Entrega (PODs), permaneçam inalterados enquanto o recurso estiver pendente.

A Bayer confia na solidez do sistema jurídico que protege os direitos de propriedade intelectual. A tecnologia INTACTA RR2 PRO® é protegida por direitos de propriedade intelectual, incluindo patentes concedidas e válidas no Brasil e no exterior.
 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli