Pilar financeiro e novos modelos de negócio da BASF Soluções para Agricultura avançam com anúncio de novo líder

Publicado em 25/04/2025 16:09

Para continuar avançando no foco no cliente, sofisticar modelos de negócios e ofertas de alternativas para financiamento da produção agrícola brasileira, a BASF Soluções para Agricultura anuncia a chegada do seu novo Head de Operações de Negócios. O executivo Eduardo Gradiz Filho é economista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com pós-graduação em Finanças pelo Insper, MBA pelo IESE Business School e graduação em Gestão Geral pela Harvard Business School.

Após 12 anos como executivo em multinacionais, Gradiz co-fundou uma plataforma de marketplace de agritech e de uma holding de investimentos focada em bens de consumo de movimento rápido (FMCG) e agronegócio, além de ter passagem pelo setor de private equity, em que aprofundou suas habilidades estratégicas e de investimento. 

Na BASF, ele liderará as áreas de controladoria, finanças, operações estruturadas, barter e processos internos. “Quero trazer a cultura empreendedora cada vez mais para dentro da BASF e, assim, fomentar a ambição de uma organização mais ágil, flexível e orientada ao produtor, fortalecendo a BASF como a plataforma de soluções mais completa do mercado”, afirma o novo líder.

As modalidades de financiamento como os diversos tipos de barter, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e o Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) vêm crescendo cada vez mais no mercado, e a BASF tem seguido essa tendência. Em 2024, de todo o montante das vendas realizadas no Brasil, 43% dos negócios fechados pela BASF foram através dessas alternativas. 

“Temos uma área de operações de negócio com uma base muito sólida e agora, queremos avançar com o nível de sofisticação que o mercado exige. Estamos muito felizes com a vinda do Eduardo, em um momento muito importante e estratégico, onde sua experiência em trading, operações financeiras, novos modelos de negócio, liderança e empreendedorismo irá contribuir para nós e para nossos clientes e parceiros”, afirma Marcelo Batistela, vice-presidente da BASF Soluções para Agricultura no Brasil.

Mudanças no Mato Grosso

A chegada de Eduardo Gradiz Filho faz parte do movimento de José Roberto Louzado Junior, que assumiu a Diretoria de Vendas do Mato Grosso. Junior desempenhou várias funções na BASF nos últimos 18 anos, passando por commodities, vendas, marketing e por último, liderando a área de Operações de Negócio, e levará este conhecimento para a área de vendas nesta geografia importante do agronegócio brasileiro.

Fonte: BASF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #190 - Em Ribeirão Preto/SP, na Agrishow, BASF traz soluções focadas no manejo limpo da cana
Comitiva africana acompanha avanços em reprodução bovina no interior de São Paulo.
Paraná, São Paulo e Minas Gerais lideram produção de tilápia no Brasil
SLC Agrícola recebe certificação inédita de bem-estar animal e registra crescimento de 33% em Integração Lavoura-Pecuária
Mercado de fertilizantes segue pressionado em meio à escalada do conflito no Oriente Médio
Conflito no Oriente Médio tira status de "janela de oportunidade" de boas compras para fertilizantes no 2º trimestre de 2026