Cristiano Del Nero assume liderança da Câmara de Irrigação da ABIMAQ na Agrishow

Publicado em 07/05/2025 09:37
Cerimônia marca início do novo biênio da Câmara da ABIMAQ, com foco em modernização e sustentabilidade no campo

Durante a Agrishow 2025, Cristiano Del Nero, vice-presidente de Agricultura da Valmont Brasil, foi empossado como novo presidente da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (30), às 9h, no estande das Entidades Realizadoras, antecedendo a reunião ordinária da Câmara.

Del Nero assume o cargo para o biênio 2025–2027 com a missão de liderar ações estratégicas que contribuam para o fortalecimento do setor de irrigação. Em seu discurso de posse, apresentou cinco eixos prioritários que vão nortear sua gestão: promoção de um mercado nacional mais robusto, defesa da indústria brasileira de irrigação, valorização da imagem do setor junto à sociedade, expansão das linhas privadas de financiamento e articulação com o mercado de energia e seus reguladores.

“Há gargalos importantes que precisam ser enfrentados com urgência. O financiamento privado está crescendo, mas ainda é tímido. Precisamos de mais bancos envolvidos, sem deixar de lado o diálogo com o governo. E a questão energética é estratégica — ainda pouco explorada, mas com potencial para ser destravada”, afirmou Del Nero.

A cerimônia foi aberta por José Velloso Dias Cardoso, presidente da ABIMAQ, que destacou a importância da CSEI para o avanço da agricultura irrigada no país. “Com a irrigação, conseguimos aumentar a produtividade por hectare e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado global de grãos. A ABIMAQ está comprometida em mostrar a relevância dessa pauta para o futuro da agricultura brasileira”, declarou.

Também integram a nova diretoria da CSEI os vice-presidentes Cristiano Arthuso Trevizam, Luiz Paulo Heimpel e Marcos Orlando Germek. Os membros Egídio Osti Neto e Bernhard Kiep também foram nomeados, embora não tenham podido comparecer à cerimônia.

A Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação, criada em 1994, reúne fabricantes nacionais comprometidos com o desenvolvimento tecnológico e sustentável do agronegócio. Seu trabalho inclui a produção de estatísticas setoriais, levantamento da área irrigada no país, debates técnicos, apoio à formulação do Plano Safra e a promoção de linhas de financiamento específicas para o setor.

A crescente demanda por eficiência no uso da água, aliada à necessidade de elevar a produtividade agrícola, torna a irrigação um dos pilares do futuro do agro. As tecnologias desenvolvidas pelas empresas associadas à CSEI aliam inteligência artificial, conectividade e automação, refletindo um setor cada vez mais moderno, preciso e sustentável.

Fonte: ABIMAQ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo e desequilíbrio comercial entre os países se aprofunda, aponta Monitor da Amcham
Cotado a R$ 5,37/kg, pêssego nacional é o destaque da semana (08 a 12/12) no atacado da CEAGESP
Produtividade da cana exige manejos mais eficientes e novas soluções para frear perdas no campo
Tecnologias integradas aumentam produtividade e longevidade da cana corte após corte
Massey Ferguson apresenta soluções com foco no futuro na maior feira de tecnologia agrícola do mundo
Exportações de feijão batem recorde anual, enquanto mercado interno mantém ritmo lento, aponta indicador Cepea/CNA