Canadá vai criar medidas tarifárias sobre aço e alumínio em breve, diz premiê

Publicado em 19/06/2025 15:21

Logotipo Reuters

OTTAWA (Reuters) - O Canadá adotará em breve medidas tarifárias para enfrentar os riscos associados ao persistente excesso de capacidade global e ao comércio injusto de aço e alumínio, disse o primeiro-ministro, Mark Carney, a jornalistas nesta quinta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobrou este mês as tarifas sobre as importações de aço e alumínio para 50%. A medida pode prejudicar o Canadá, que é o maior vendedor de metais para os EUA.

Carney, afirmando que as tarifas estavam desestabilizando os mercados, disse que o Canadá estabelecerá novas cotas tarifárias de 100% dos níveis de 2024 sobre as importações de produtos siderúrgicos de parceiros de acordos de comércio não-livre "para estabilizar o mercado interno e evitar desvios comerciais prejudiciais".

Carney disse na segunda-feira que havia concordado com Trump que as duas nações deveriam tentar fechar um novo acordo econômico e de segurança dentro de 30 dias.

O Canadá ajustará suas contra-tarifas existentes sobre produtos de aço e alumínio dos EUA em 21 de julho para níveis consistentes com o progresso feito nas negociações, disse Carney, sem dar detalhes.

(Por Promit Mukherjee)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário