Furacão Erick atinge a costa do Pacífico no México
Por Diego Oré
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O furacão Erick atingiu a costa mexicana do Pacífico na manhã desta quinta-feira com ventos fortes, ondas anormais, inundações e deslizamentos de terra ao se deslocar para as montanhas do Estado de Guerrero, no sul do país, segundo as autoridades.
Depois de se fortalecer rapidamente, o Erick atingiu a costa no início desta quinta-feira no Estado de Oaxaca, adjacente a Guerrero. Horas antes, ele havia alcançado a categoria 4 na escala Saffir-Simpson e atingiu ventos máximos sustentados de 220 km/h, de acordo com dados do Centro Nacional de Furacões dos EUA (CNH).
Às 09h (horário local), o Erick estava localizado a 50 km a norte-noroeste de Punta Maldonado, uma cidade costeira em Guerrero, e seus ventos haviam diminuído para 140 km/h, enquanto se movia para noroeste a 19 km/h, informou o CNH em seu último relatório.
Em Oaxaca, principalmente nos populares destinos turísticos de Puerto Escondido e Huatulco, o Erick causou danos a restaurantes costeiros, árvores e postes de luz derrubados, inundações e estradas interrompidas por deslizamentos de terra.
As autoridades não relataram vítimas, mas Pinotepa Nacional, uma cidade de Oaxaca com 33.000 habitantes, onde o ciclone atingiu a costa, ainda estava isolada.
"O furacão Erick está se deslocando para o interior do sul do México", disse o CNH em seu relatório. "As chuvas de inundação e os ventos com força de furacão continuam", acrescentou.
Espera-se que o Erick se enfraqueça ainda mais à medida que se desloca para o interior, sobre as montanhas de Guerrero, nas próximas horas, e se dissipe à noite.
O Erick é o primeiro furacão a atingir o México na atual temporada de ciclones, que vai de maio a novembro. De acordo com as estimativas, a atual temporada de furacões será acima da média, com oito a 11 furacões e quatro a seis grandes furacões.
Os cientistas alertaram que o Erick poderia ser o furacão mais intenso a atingir a costa do Pacífico mexicano neste início de temporada.
O aeroporto internacional do popular destino turístico de Acapulco, em Guerrero, suspendeu todos os voos programados para esta quinta-feira.
(Reportagem de Diego Oré e Aida Peláez-Fernández)
0 comentário
Exportações do agronegócio mineiro crescem 18% no primeiro semestre

O peso invisível do campo: clima instável afeta colheitas e a saúde mental dos produtores

Debate sobre dívidas rurais no Rio Grande do Sul retoma proposta do fundo social

Governo Federal realiza reunião com representantes do agro brasileiro

Brasil sobe tom em resposta aos EUA e diz que soberania jamais entrará em negociação de tarifa

FPA alerta para impactos de tarifas dos EUA e cobra articulação urgente do governo