FAESC alerta sobre a importância de emitir o CCIR

Publicado em 20/06/2025 10:13

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os proprietários de imóveis rurais sobre a obrigatoriedade de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), referente ao exercício de 2025. Com validade de um ano, o CCIR comprova que uma propriedade rural está regularmente cadastrada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A emissão é um requisito legal para a realização de diversas operações envolvendo imóveis rurais, como compra, venda, desmembramento, concessão, hipoteca, partilha e atualização da matrícula em cartório. "Além disso, o certificado é indispensável para a contratação de crédito rural junto às instituições financeiras. Ou seja, estar com o CCIR em dia garantir a regularização do imóvel rural e facilitar o acesso a políticas públicas e financiamentos agrícolas", ressalta o presidente da Faesc e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.

A Faesc informa ainda que, em caso de dúvidas, os Sindicatos Rurais filiados ao Sistema estão preparados para oferecer apoio aos produtores na consulta e emissão do CCIR. “É fundamental que os produtores estejam atentos ao prazo e busquem orientação nas entidades sindicais de suas regiões para manter seus imóveis regularizados”, destaca Pedrozo.

Os contatos dos Sindicatos Rurais podem ser consultados no site do Sistema Faesc, https://sistemafaesc.com.br/faesc/sindicatos/ .

TAXA DE SERVIÇOS DO CCIR

As taxas de serviços cadastrais referentes ao exercício de 2025 deverão ser quitadas em até 30 dias após a data de emissão do CCIR. O não pagamento dentro do prazo implicará incidência de multa e juros de mora, conforme estabelece a Lei nº 8.022/1990. A quitação de impostos pode ser realizada por meio de PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. Apenas após a confirmação do pagamento o CCIR será emitido com o status de “Quitado”, condição necessária para sua validade legal.

COMO EMITIR O CCIR PELA INTERNET

Os proprietários, titulares de domínio útil ou possuidores de qualquer título de imóvel rural podem emitir o CCIR seguindo um dos caminhos abaixo:

você     Opção 1: Acesso direto

Acesse: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao

Siga as instruções indicadas para emitir o CCIR.

você     Opção 2: Acesso via Portal do INCRA

Entre no site: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/sistemas

Selecione a opção “Emissão do CCIR”.

você     Opção 3: Usuários da DCR (Declaração de Cadastro Rural)

Acesse: https://sncr.serpro.gov.br/dcr

Faça login com sua conta Gov.br;

No menu principal, clique em “Meus Imóveis Cadastrados”;

Na coluna “Ações”, clique no ícone “Emitir CCIR”.

O documento também pode ser obtido presencialmente nas Salas de Cidadania das superintendências regionais do Incra, em unidades avançadas e nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs). Também é possível emitir o pelo aplicativo SNCR Mobile (disponível para Android e iOS).

Fonte: FAESC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli