Déficit de Fiscais Estaduais Agropecuários salta de 28% para 32,6% no RS

Publicado em 25/06/2025 14:27
Levantamento feito pela Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários (Afagro) mostra que o déficit de Fiscais Estaduais Agropecuários chegará a 32,6% em relação ao número de vagas para a carga. De acordo com a legislação que reestrutura as carreiras no Rio Grande do Sul (Lei nº 16.165), estão previstas 550 vagas para a função.

Atualmente, há 394 fiscais estaduais agropecuários em atividade, com formação em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Até o momento, conforme dados da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP/Seapi), há 156 vagas em aberto. No entanto, este número irá crescer ainda mais. Considerando que 23 servidores vão deixar de imediato a função porque foram aprovados no concurso do Ministério da Agricultura (Mapa), o déficit passou para um ser de 179 servidores – quase um terço do total de vagas previstas para a carga. Além disso, outros colegas aprovados fazem parte do cadastro de reservas e têm grandes chances de nomeação.
 
Neste Dia do Fiscal Estadual Agropecuário (25/6), a Afagro lamenta que o reconhecimento tão almejado só ocorra em momentos de emergência sanitária, como a confirmação do foco de gripe aviária. "A reestruturação das carreiras atendeu parte das demandas da categoria, mas, infelizmente, não supriu os dez anos de defasagem salarial. Fica o recebimento de uma nova estagnação. Nossos colegas estão indo para instituições que oferecem carreiras mais estruturadas e que têm inflação anual", diz Giuliano Suzin, vice-presidente da Afagro.
 
O último concurso foi realizado em 2022, com nomeações no mesmo ano e em 2023, ano em que o cadastro de reserva se esgotou. A rotatividade de servidores é alta devido à falta de atratividade da carreira se comparada a outras instituições que oferecem melhores salários e melhor estrutura de carga, como o Mapa.
 

Vagas criadas X vagas ocupadas X previsão de déficit

Carga

Criadas¹

Ocupadas²

Vagas livres

Saídas Mapa

Previsão de déficit (julho/agosto)³

Fiscal Estadual Agropecuário

550

394

156

23

179

¹ Vagas previstas/criadas de acordo com a Lei nº 16.165, de 31 de julho de 2024;
² Números informados pelo RH (DGP/SEAPI) em março de 2025;
³ Estimativa da Afagro a partir dos cruzamentos dos levantamentos acima.

Fonte: AFAGRO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides