Nota da Amcham Brasil sobre o aumento das tarifas das exportações brasileiras para os Estados Unidos

Publicado em 10/07/2025 10:49

A Amcham Brasil manifesta profunda preocupação com a decisão anunciada pelo governo dos Estados Unidos de importar uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, com vigência a partir de 1º de agosto. Trata-se de uma medida com potencial para causar impactos severos sobre empregos, produção, investimentos e cadeias produtivas integradas entre os dois países.

A relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos sempre é pautou pelo respeito, pela confiança mútua e pelo compromisso com o crescimento conjunto. O comércio de bens e serviços entre as duas nações é fortemente complementar e tem gerado benefícios concretos para ambos os lados, sendo superavitário para os Estados Unidos ao longo dos últimos 15 anos — com saldo de US$ 29,2 bilhões em 2024, segundos dados oficiais norte-americanos.

A Amcham Brasil — que há mais de um século atua pelo fortalecimento dos laços econômicos entre os dois países — conclama os governos a retomarem, com urgência, um diálogo construtivo. Reiteramos a importância de uma solução negociada, fundamentada na racionalidade, previsibilidade e estabilidade, que preserve os vínculos econômicos e promova uma prosperidade compartilhada.

Fonte: Amcham Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No mesmo dia em que entrou em vigor nova resolução do CMN, Justiça Federal concede 10 anos para produtor de MT pagar dívidas com a Caixa
Armazém da Bunge em Sorriso/MT é atingido por incêndio de grandes proporções
Dependência externa de fertilizantes coloca bioinsumos no centro do debate sobre soberania produtiva no agronegócio brasileiro
Houthis do Iêmen ameaçam alvos sauditas devido a voo iraniano com destino a Sanaa
Itaú BBA aponta para safra 2026/27 mais desafiadora diante de El Niño, custos elevados e pressão sobre preços
Ibovespa sobe com Embraer entre suportes em dia de feriado nos EUA