Após Notícias Agrícolas divulgar informação, cerealista acusada de calote no MS se manifesta sobre o caso

Publicado em 15/08/2025 15:01 e atualizado em 15/08/2025 16:56

Após a publicação do Notícias Agrícolas sobre o prejuízo estimado em R$ 25 milhões que pelo menos 30 produtores rurais teriam sofrido com o calote da cerealista Result, sediada no Mato Grosso do Sul, a empresa decidiu se manifestar. Por meio de seu representante jurídico, informou que admite as dívidas e que está buscando acordos para quitar os débitos com produtores do estado.

O advogado Lécio Gavinha Lopes Júnior, que representa a Result Armazéns Gerais, confirmou ao site Campo Grande News que a companhia é alvo de processos movidos por cinco donos de empresas com propriedades em Nova Andradina. Segundo ele, a empresa busca negociar diretamente com os produtores para resolver as pendências.

A fonte do Notícias Agrícolas destacou que a cerealista já havia buscado acordos indecorosos anteriormente. “Eles queriam dar terrenos e caminhões em troca da dívida, mas os produtores não aceitaram, pois os bens valiam menos que o valor real e, além disso, muitos já estavam alienados”, informou a fonte.

“A Result está devendo apenas para cinco produtores, que não recebem valores referentes a contratos de vendas anteriores. Não temos dívidas vencidas com bancos, não temos ações trabalhistas nem fiscais. Nossas unidades estão abertas, mas não estão operando em razão dessas ações contra a empresa”, declarou Gavinha.

O representante jurídico também argumentou que, desde a chegada da Result ao Mato Grosso do Sul, a empresa tem pago dívidas de produtores que haviam sido prejudicados por uma cooperativa local, cujos bens foram adquiridos pela cerealista junto com as obrigações financeiras.

“A Result chegou a Nova Andradina em 2009 e comprou a Coopergrãos (Cooperativa Agropecuária Regional dos Produtores de Grãos), que tinha uma dívida impagável. Assumimos todas as dívidas da cooperativa para adquirir o imóvel”, afirmou.

Ainda segundo o advogado, as dívidas atuais estão sendo objeto de negociações com os produtores rurais que alegam não ter recebido os valores previstos em contrato.

“Estamos abertos para renegociar. Procuramos os produtores e fizemos visitas presenciais em seus escritórios para negociar os valores”, disse o representante jurídico da Result Armazéns Gerais.

O Notícias Agrícolas já entrou em contato com o advogado da empresa para entender como ela está buscando realizar acordo com os produtores rurais, mas segue aguardando o retorno do representante.

Por: Andressa Simão | Instagram @apautadodia
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides