Expofeira 2025 consolida o Amapá como nova fronteira do desenvolvimento agroeconômico

Publicado em 27/08/2025 16:30
54ª Expofeira do Amapá será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025

A 54ª Expofeira do Amapá será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP), e promete consolidar o estado como a nova fronteira do desenvolvimento agroeconômico e sustentável do país. A feira é considerada o maior evento de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia, reunindo expositores do agronegócio, da agricultura familiar, da inovação e da cultura em uma programação de nove dias, totalmente gratuita.

A expectativa é que a Expofeira movimente até R$ 600 milhões em negócios, atraia mais de 2,9 milhões de visitantes e gere cerca de 14 mil empregos temporários. Além disso, o evento coincide com um marco simbólico para a economia amapaense: o alcance da marca de 100 mil empregos formais no setor privado. 

Para o governador Clécio Luís, os números refletem não apenas a grandiosidade da feira, mas também o momento de transformação econômica vivido pelo estado. “A 54ª Expofeira do Amapá não apenas movimenta a economia e o turismo, mas também projeta o estado no cenário global, em sintonia com a preparação para a COP30, que será realizada na Amazônia brasileira em 2025. É um espaço de negócios, cultura e diálogo que reafirma o compromisso do Amapá com um desenvolvimento sustentável, inovador e socialmente inclusivo”, explica.

ExpoAmazônia

Um dos destaques da edição será a 1ª ExpoAmazônia, que reunirá iniciativas em bioeconomia, sociobioeconomia, energias renováveis, turismo e tecnologias limpas. O espaço deve impulsionar o acesso a financiamentos verdes e ampliar as oportunidades para empreendedores locais, incluindo pequenos produtores com o Selo Amapá e participantes de programas como o “Minha Primeira Empresa”. Também foi lançado o Desafio Startup Amapá 2025, em parceria com a Fapeap e a Setec, que premiará empresas inovadoras nas áreas de bioeconomia e tecnologia, incentivando soluções regionais criativas alinhadas aos desafios amazônicos.

Além disso, o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) tem participação confirmada na 54ª Expofeira, com uma ampla programação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e do extrativismo sustentável.

Instalado em um espaço fixo no Parque de Exposições da Fazendinha, o Rurap vai oferecer oficinas, cursos, palestras, emissão da Carteira Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e exposições que evidenciam a integração entre a produção rural e a conservação ambiental. 

Entre os demais destaques do evento estão espaços para exposição e plantio de hortaliças da agricultura familiar, pesca artesanal e esportiva, fruticultura irrigada e comercialização de animais, entre outros.

A edição 2025 da 54ª Expofeira do Amapá, também se configura com uma importante estratégia para fortalecer o setor econômico com surgimento de novos negócios e, para impulsionar a geração de emprego e renda, o Governo do Estado leva para o Parque de Exposições da Fazendinha, diferentes serviços de apoio ao empreendedorismo que serão apresentadas aos visitantes. A Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) é responsável pela coordenação da política pública em parceria com a Agência de Fomento do Amapá (Afap), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).

Ao unir tradição, negócios, inovação e cultura, a Expofeira 2025 reforça a importância do agronegócio e do empreendedorismo regional como motores de desenvolvimento sustentável. Para o governo e os organizadores, o evento se consolida como uma vitrine de oportunidades capaz de projetar o Amapá no cenário nacional, atraindo investimentos e fortalecendo a economia com base em práticas modernas e sustentáveis.

 

Fonte: Comunicação Expofeira Amapá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli