Farsul manifesta sua preocupação com a Jornada Universitária pela Reforma Agrária

Publicado em 24/09/2025 08:54

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) manifesta sua preocupação com a Jornada Universitária pela Reforma Agrária, realizada no dia 22 de setembro de 2025, e que teve como destaque o combate ao agronegócio. A atividade, que para nossa perplexidade e indignação, contou com conivência da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), local do evento, vai em caminho contrário às necessidades e anseios da sociedade brasileira.

Ao estimular o ataque a um setor que é responsável por alimentar milhões de brasileiros, além de mais duas centenas de outros países, faz apenas aumentar a cizânia em um país acossado pelo ranço ideológico. O discurso de ódio contra aqueles que são apontados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como exemplo de agricultura sustentável em nada agrega ao desenvolvimento de nossa nação.

E mais agravante é isso ocorrer exatamente dentro de um ambiente acadêmico, onde deveria imperar o conhecimento, a tolerância e a concórdia. A discussão de ideias é saudável e necessária, sem dúvida nenhuma, mas a mesquinhez da ira gratuita em nada agrega ao debate. Ainda mais quando esse estímulo ao ódio vem de um grupo que ascende ao ensino superior gratuito de forma privilegiada por uma legislação benevolente a um público específico.

Cremos que esse grave incidente não condiz com os anseios da comunidade acadêmica, cidadãos pelotenses e a sociedade brasileira. Acreditamos muito mais naqueles que querem agregar, do que naqueles que vem dividir. 

Fonte: FARSUL

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas e reacende debate sobre exportações brasileiras de pescado
Índice STOXX 600 marca recorde após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Porque a queda das tarifas derruba óleo de soja, soja e dólar?
Coplacampo 2026 traz oportunidades para o planejamento no campo
Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities