COP30: CropLife Brasil e IICA unem academia e produtores para discutir manejo nas lavouras conectado à adaptação climática
A CropLife Brasil (CLB) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) realizam no próximo dia 25 de setembro, workshop técnico com foco em tecnologias e manejo integrado de pragas voltado à agenda do Clima. Na ocasião, as entidades irão unir representantes da academia e produtores rurais – agentes da cadeia produtiva agrícola – em um debate construtivo sobre soluções práticas e escaláveis de manejo na lavoura e integração de diferentes insumos e ferramentas de cultivo para prevenção e controle de infestações. A proposta é conectar essas soluções à mitigação e adaptação climática, à segurança energética e à competitividade do setor. A agenda contará com a participação do exMinistro da Agricultura na abertura, Roberto Rodrigues, além de autoridades da Embrapa, MAPA, Agroicone, CLB, IICA, entre outros na programação.
Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil, expressou a importância do evento, com a participação dos diferentes elos cadeia. “Nosso objetivo é fomentar um debate focado em ações práticas e construtivas para o campo, discutindo a sinergia das tecnologias agrícolas, a produtividade e, particularmente, o seu papel para a agenda climática. A integração de tecnologias no campo, incluindo o manejo integrado de pragas, é uma abordagem eficiente e que beneficia não somente o produtor como também o meio ambiente”, sintetizou.
O evento é a segunda entrega do pacote de compromissos assumidos pela CLB e IICA com foco na agenda propositiva da Conferência do Clima da ONU, que será realizada novembro em Belém (PA). A pauta do primeiro encontro foi recuperação de pastagens degradadas. O objetivo dos eventos é construir documento setorial a ser apresentado no ciclo pré-COP30/Belém com orientações, contribuições e recomendações alinhadas ao uso correto e sustentável das tecnologias agrícolas.