Operação Safra 2025/2026 reforçará a segurança e a defesa fitossanitária no Oeste da Bahia

Publicado em 30/09/2025 15:49

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou na segunda-feira (29) do lançamento da Operação Safra 2025/2026. Esta é a 12ª edição da iniciativa que une agricultores do Oeste da Bahia, através da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), para a formação de uma força-tarefa de segurança, entre os meses de outubro 2025 e março de 2026, para coibir o roubo de defensivos químicos usados para o plantio. Para a cotonicultura, além do reforço na segurança, a ação tem uma importância estratégica, pois garante o cumprimento do fluxo de medidas de defesa fitossanitárias contra doenças e pragas como o bicudo-do-algodoeiro, que podem ser extremamente danosas às lavouras da fibra. O lançamento ocorreu na Base Avançada do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER), em Barreiras.

“A Operação Safra é uma ação de defesa por excelência: não apenas da vida, da integridade física e do patrimônio dos cidadãos do Oeste da Bahia, como da continuidade da atividade agrícola regional. A defesa fitossanitária é um pilar estratégico da nossa produção, especialmente a do algodão, e sabemos o quanto precisamos estar vigilantes no controle dos inimigos da produtividade. Quando os produtos, que têm alto valor comercial, são subtraídos, as lavouras ficam vulneráveis e a produtividade, em risco”, explica Alessandra Zanotto Costa, presidente da Abapa.

No período de vigência da operação, um efetivo de mais de mil homens estará a postos, com a alocação de 32 policiais por semana, distribuídos em oito guarnições. A operação é realizada sob a coordenação da Polícia Militar da Bahia e do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), e tem participação de diversas unidades especializadas, como o Comando de Policiamento em Missões Especiais, Comando de Operações da Polícia Militar e o Comando Especializado de Policiamento Rodoviário.

“Quando o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, da Adab, e das entidades – muito bem representadas pela Aiba – caminham juntos, avançamos naquilo que mais precisamos para a nossa produção, que é a segurança. Não apenas para as propriedades, mas para as pessoas que estão ligadas, direta ou indiretamente, ao agronegócio da região”, afirmou.

O policiamento será reforçado em áreas rurais e urbanas, abrangendo 91.601,45 km² e uma população de cerca de 500 mil pessoas em dez municípios: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Cocos, Correntina, Baianópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória.

“Esta parceria entre o poder público e a iniciativa privada é muito importante para a região. A Operação, que iniciou em 2014, é uma ação de sucesso, e o Oeste só tem a ganhar”, destacou o Cel. PM Soares Mariano, Comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO).

Tecnologia

Na edição 2025/2026, câmeras de segurança estão sendo instaladas em lugares estratégicos para monitoramento em tempo real. “Isso permitirá que consigamos de imediato reconhecer os carros e as pessoas através do reconhecimento facial”, explicou o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, que afirmou ainda que outras tecnologias serão embarcadas, para aumento do raio de alcance dos radiocomunicadores. Além disso,  haverá a implantação de QR Codes nas fazendas, para facilitar a identificação dos produtores pelos policiais. “As informações coletadas serão repassadas instantaneamente aos centros de controle da Polícia Militar”, disse Schmidt. Para o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a Operação Safra “já deu exemplo para o Brasil inteiro, que é um caso de sucesso”.

De acordo com o termo de cooperação técnica assinado entre Adab, Aiba e PM, ficou estabelecido que a Aiba irá doar oito caminhonetes para auxiliar no policiamento e Adab irá atuar no controle fitossanitário e na fiscalização do trânsito de produtos agrícolas e defensivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano