Shutdown do governo dos EUA atinge o USDA e departamento informa que portal não será atualizado

Publicado em 02/10/2025 10:38 e atualizado em 02/10/2025 13:27
Comunicado no portal do órgão classifica momento como "radical shutdown democrata"

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxeram um anúncio nesta quinta-feira (2) informando a paralisação temporária do seus serviços de divulgação de dados em função de paralisação do governo norte-americano. 

"Devido ao radical shutdown democrata, este site do governo não será atualizado durante o período de falta de fundos. O presidente Trump deixou bastante claro que ele quer manter o governo aberto e dando suporte aqueles que alimentam, abastecem e vestem o povo americano", traz o comunicado oficial. 

Abaixo, o comunicado original no site do USDA:

Comunicado oficial no site do USDA

O shutdown do governo norte-americano começou a valer nesta quarta-feira, dia 1º de outubro de 2025, frente à falta de acordo entre democratas e republicanos sobre o orçamento e o espaço para a discussão entre os parlamentares dos dois partidos, como tradicionalmente acontece, é estreito. 

Até lá, como informa o portal norte-americano Iowa Capital Dispatch, "muitos escritórios, incluindo os centros de atendimento do USDA, permanecerão fechados ou operando com o mínimo de funcionários até que o Congresso concorde com um pacote de gastos temporário. O suporte, o processamento de pagamentos e outras funções desses escritórios também serão suspensos durante o período de paralisação".

Assim, mais de 42.000 funcionários do USDA deverão ficar em licença durante a paralisação, dos mais de 85 mil que compõem o quadro de colaboradores do departamento. E com isso, dados como os das vendas semanais de exportação que seriam reportados nesta quinta-feira não serão divulgados, e fica ameaçado até mesmo o novo boletim mensal de oferta e demanda que chegaria no dia 9 de outubro, próxima quinta-feira. 

Ainda nesta quinta, a notícia e de que a Casa Branca congelou  US$ 26 bilhões para Estados com tendência democrata, cumprindo a ameaça de usar a paralisação para atingir as prioridades democratas. 

A paralisação do governo norte-americano é a 15ª desde 1981. 

O presidente do Comitê de Agricultura da Câmara, Glenn Thompson, republicano do estado da Pensilvânia, responsabilizou os democratas pelo atual momento que vivem os Estados Unidos agora. 

Glenn Thompson, presidente do Comitê de Agricultura na Câmara

"Esses jogos políticos prejudicam a América rural por meio de interrupções nos pagamentos agrícolas, assistência em desastres, assistência alimentar e outros serviços essenciais", disse o parlamentar comunicado. "Fotos performáticas em feiras estaduais e discursos de fachada para os produtores que alimentam, abastecem e vestem nosso país não esconderão a verdade — os democratas forçando uma paralisação do governo só causam mais sofrimento à nossa economia agrícola". 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas e reacende debate sobre exportações brasileiras de pescado
Índice STOXX 600 marca recorde após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Porque a queda das tarifas derruba óleo de soja, soja e dólar?
Coplacampo 2026 traz oportunidades para o planejamento no campo
Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities