Confiança dos investidores da zona do euro melhora mais do que o esperado em outubro

Publicado em 06/10/2025 08:22 e atualizado em 06/10/2025 09:21

 

BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro melhorou mais do que o esperado em outubro, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, uma vez que o sentimento econômico global melhorou apesar da paralisação do governo dos Estados Unidos desde 1º de outubro.

O índice Sentix para a zona do euro subiu para -5,4 em outubro, de -9,2 em setembro, superando a previsão de -8,5 feita por analistas consultados pela Reuters.

A pesquisa com 1.138 investidores, realizada de 2 a 4 de outubro, mostrou que a avaliação da situação atual melhorou para -16,0 em outubro, em comparação com -18,8 em setembro.

As expectativas econômicas para os próximos seis meses aumentaram com mais força, para 5,8 em outubro, de 0,8 em setembro.

A pesquisa constatou que as preocupações com a economia dos EUA, combinadas com as tendências de recessão na zona do euro, fizeram com que os investidores reagissem de forma um tanto pessimista no mês passado.

Até agora, o fato de os EUA estarem agora em uma paralisação causou pouca preocupação aos investidores, com os dados refletindo as expectativas de um fim rápido, segundo a pesquisa.

(Reportagem de Ludwig Burger)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Consumo americano forte sustenta soja na Bolsa de Chicago junto com influência do petróleo
Mestres no Agro qualifica 300 professores de Sinop (MT) sobre práticas e desafios do agronegócio e relação entre o setor e a educação
Rumo já tem 50% da capacidade da malha norte contratada para safra de grãos no 2º semestre
Trump anuncia cessar-fogo de três dias entre Ucrânia e Rússia
Noz-pecã mira safra de até 8 mil toneladas após abertura da colheita da safra
Ações europeias recuam com aumento das tensões no Oriente Médio