Famato e Esmagis-MT fortalecem parceria institucional em prol da segurança jurídica no campo

Publicado em 09/10/2025 07:45

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, nesta quarta-feira (8/10), a visita institucional dos desembargadores Márcio Vidal e Anglizey Solivan de Oliveira, diretores da Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso (Esmagis-MT). A reunião reforçou o compromisso mútuo entre as instituições na promoção da segurança jurídica, da educação continuada e do desenvolvimento sustentável do agronegócio mato-grossense.

Os magistrados foram recepcionados pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e pelo consultor jurídico, Rodrigo Bressane, na sede da Federação, em Cuiabá. O encontro faz parte de uma agenda de cooperação que vem se consolidando entre o Sistema Famato e o Poder Judiciário, especialmente após a assinatura de termos e projetos conjuntos voltados ao meio ambiente, à mediação de conflitos e à formação jurídica aplicada ao campo.

Durante o diálogo, as lideranças destacaram a importância da aproximação entre o direito e o agronegócio, reconhecendo que o diálogo institucional é essencial para construir soluções equilibradas e duradouras para os desafios do setor produtivo.

Para Vilmondes Tomain, a parceria entre a Famato e a Esmagis-MT representa um avanço na busca por um ambiente cada vez mais seguro e sustentável. “O agronegócio precisa de segurança jurídica para continuar crescendo de forma responsável. Estar próximo do Judiciário, por meio de parcerias como esta com a Esmagis-MT, é fundamental para construirmos pontes de entendimento e valorizarmos a legalidade que orienta o trabalho do produtor rural”, afirmou o presidente.

Fonte: Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas dos DIs sobem com aversão ao risco antes de fim do prazo para acordo entre Irã e EUA
Trump buscará estabilidade com Xi, na reunião de maio na China, diz Greer
Representante comercial dos EUA diz que negociações de pacto EUA-México-Canadá podem ultrapassar prazo de 1º de julho
Valor Bruto da Produção Agropecuária de Rondônia deve chegar a 30 bi em 2026
Exportações de alimentos para países islâmicos crescem mais de 60% e redesenham mapa do comércio exterior brasileiro
Minas Gerais importa tilápia pela primeira vez mesmo com crescimento da produção