Na FAO, Silvia Massruhá apresenta estratégias brasileiras de agricultura resiliente
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na audiência com o papa Leão XIV, realizada na manhã de segunda-feira (13), na Santa Sé (Vaticano). Nas redes sociais, o presidente afirmou que a conversa com o papa abordou temas como a fé, o Brasil e os desafios globais. Na mesma data, Massruhá participou de uma extensa agenda incluindo a abertura do World Food Forum (WFF), principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) voltado à segurança alimentar e à transformação dos sistemas agroalimentares, junto com a comitiva presidencial.
Também com a comitiva do presidente Lula, Massruhá participou da reunião do Conselho de Campeões (“Board of Champions”) da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na sede da FAO, com a inauguração do Escritório do Mecanismo de Apoio da Aliança Global; acompanhou reuniões bilaterais do presidente da República com o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, e com o chefe de governo de Bangladesh, Mohammad Yunus.
Nesta terça-feira, na sede da FAO/Organização das Nações Unidas (ONU), em Roma, a presidente da Embrapa participa dos debates sobre as principais frentes de pesquisa e inovação do Brasil para a sustentabilidade agropecuária e a transformação dos sistemas alimentares. A participação ocorre no âmbito do Fórum Mundial de Alimentação (WFF) e do Fórum de Ciência e Inovação (Science and Innovation Forum – SIF/FAO), que reúnem líderes de governo, cientistas e representantes de organismos internacionais.
Ela falará no painel de alto nível “Driving Technologies and Innovations Toward Equitable Agrifood Systems Transformation”, no qual Massruhá apresentará soluções da Embrapa para o acesso mais igual à tecnologias para pequenos produtores e como trazem impactos reais para este segmento da agricultura. A agenda estratégica da Embrapa tem como um de seus pilares a inclusão socioprodutiva e digital. O destaque da apresentação mostra que a inovação liderada pela Embrapa é fruto de um processo estruturado que combina pesquisa, cocriação de tecnologias apropriadas e participação ativa na implementação de políticas públicas.
Para a presidente Sílvia, a presença da Embrapa no World Food Forum (WFF) reforça o reconhecimento mundial que a agricultura brasileira tem avançado na adaptação ao clima e na redução da pobreza rural, com programas que combinam melhoramento genético, gestão de risco climático e inclusão digital em parcerias estratégicas com órgão estaduais e nacionais, além das parcerias bilaterais e como organismos internacionais de pesquisa, como o CGIAR e de financiamento como o BID.
São considerados bons exemplos de tecnologias que unem produtividade, adaptação e mitigação climática com foco na agricultura familiar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), o Ater+ Digital e o Semear Digital.
Embrapa recebe premiação
No dia 15, a Embrapa estará entre as instituições selecionadas para receber o reconhecimento FAO 80 aos trabalhos desenvolvidos nas áreas de Produção e Proteção Sustentável de Florestas, Cooperação Trilateral, com o Programa Marketplace e Boas Práticas e Inovações, com o programa Balde Cheio. O link será disponibilizado na página da FAO para quem quiser acompanhar a premiação, por volta das 12h30 horário de Brasília, no próprio dia 15.
Reuniões bilaterais e mesa-redonda
Além do painel de alto nível “Driving Technologies and Innovations Toward Equitable Agrifood Systems Transformation”, Massruhá participa nesta quarta-feira (15) da mesa-redonda “Deepening International Cooperation on Poverty Reduction to Advance the 2030 Agenda for Sustainable Development” com a contribuição da Embrapa para soluções e inovações relativas à redução da fome e da pobreza de pequenos agricultores no contexto da Aliança Global contra Fome e a Pobreza. A presidente dará foco na experiência de cooperação Sul-Sul, aceleração e escala de soluções.
A agenda se encerra na quinta-feira (16), com retorno ao Brasil.
0 comentário
Rotação de Culturas Podcast #22 - Como a robótica contribuirá na rentabilidade do produtor rural?
Sistema FAEP pede ampliação do crédito para amortização de dívidas por eventos climáticos
Ministro Carlos Fávaro destaca protagonismo do agro sustentável na COP 30
Fundação Gates promete US$1,4 bilhão para ajudar agricultores a se adaptarem a condições climáticas extremas
Lula diz que debate sobre transição energética passa por discussão sobre minerais críticos
Cristiane Ramos é nomeada para a chefia-geral da Embrapa Amapá