Ministros da Agricultura das Américas se reúnem em Brasília para definir o futuro do setor agropecuário

Publicado em 14/10/2025 16:51
Encontro continental vai debater inovação, integração regional e novas políticas para o campo

De 3 a 5 de novembro de 2025, Brasília será palco da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, onde serão debatidos temas cruciais para a transformação do setor agropecuário e o desenvolvimento rural no continente. O evento terá foco na criação de novas políticas públicas para a agricultura, com ênfase no papel da ciência, tecnologia e inovação, e será organizado pelo Brasil em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A abertura oficial será realizada pelo Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero. Durante o evento, também ocorrerá a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), o órgão de governança máxima do IICA.

Diálogos especializados

Durante a Conferência, ministros e lideranças da agricultura de 34 países membros do IICA discutirão políticas conjuntas sobre temas como produtividade, desenvolvimento rural e cooperação internacional. Especialistas acadêmicos e representantes do setor privado também participarão das discussões estratégicas.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como o do cientista Rattan Lal, líder da iniciativa Solos Vivos nas Américas e uma das maiores autoridades em ciências do solo no mundo; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Enviado Especial para a Agricultura na COP30; Silvia Massruhá, presidente da Embrapa; Walter Baethgen, pesquisador sênior da Universidade de Columbia; Tania Zanella, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA); e Pedro Martel, chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agricultura integrada

A Conferência também abordará o papel estratégico da agricultura na integração regional e global, bem como sua importância econômica e social para os países das Américas. O controle de pragas e doenças transfronteiriças, outro ponto sensível para a sustentabilidade do setor, também estará na pauta dos debates.

Realizadas a cada dois anos, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas e a JIA são marcos importantes na definição de políticas agrícolas e rurais para o continente. A última edição ocorreu em 2023, na sede do IICA em São José, Costa Rica.

Fonte: Assessoria IICA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas e reacende debate sobre exportações brasileiras de pescado
Índice STOXX 600 marca recorde após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Porque a queda das tarifas derruba óleo de soja, soja e dólar?
Coplacampo 2026 traz oportunidades para o planejamento no campo
Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities