Outubro Rosa: Trabalhadoras rurais enfrentam desafios para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Fonte: Arquivo pessoal
O câncer de mama é o tipo que mais mata, principalmente mulheres, no Brasil. O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Quando detectado no início, a chance de cura é superior a 90%, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Mas, para as mulheres que vivem em áreas rurais do Brasil, o combate ao câncer de mama enfrenta desafios complexos, que se agravam com as desigualdades de acesso à saúde. Por conviverem com intensas demandas e uma rotina pesada no campo, muitas mulheres acabam por negligenciarem os exames preventivos e os cuidados essenciais. Esses obstáculos resultam então em diagnósticos mais tardios e piores desfechos, em contraste com a população urbana.
Segundo o ginecologista e mastologista do Hospital PUC-Campinas, Júlio César Gomes, a falta de acesso ao serviço de saúde é fator crítico associado ao diagnóstico tardio da doença, impactando assim negativamente na sobrevida. "Não existe intervenção redutora de risco para mulheres com risco habitual. Os fatores de risco são: antecedente familiar de câncer de mama, primiparidade tardia, poucos filhos. As dietas aditivas ou restritivas pouco fazem para diminuir o risco. O que se preconiza é a mamografia anual a partir dos 40 anos para todas as mulheres. Essa intervenção diminui de forma significativa a mortalidade pela doença", explicou o médico.
É fundamental aumentar a conscientização no meio rural dos riscos da doença. Fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde feminina, unindo conscientização, diagnóstico precoce e o fortalecimento de redes de apoio às mulheres.
Há 3 anos, a Cooprima (Cooperativa Agroindustrial de Mulheres da Agricultura Familiar), sediada no município de Primavera, no estado do Pará, criou um Comitê de mulheres para realização de campanhas e ações focando a prevenção ao câncer de mama. "Tivemos uma cooperada que faleceu da doença. Criamos então o comitê para assegurar informação e contribuir para prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa é um mês para lembrar, mas temos o ano inteiro para se cuidar. O segredo da vida é amar e valorizar o que temos, e a prevenção é o melhor caminho. Essa é a minha mensagem para todas as mulheres que trabalham no campo e que, de certa forma, não se preocupam com a prevenção, que é fundamental para ter a cura até 95%", alertou a presidente da cooperativa, Joelma Nunes.
Agro em conscientização: O Notícias Agrícolas se une à campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.
No agronegócio, a força e a dedicação das mulheres estão presentes em todos os elos da cadeia produtiva: seja no campo, nos escritórios e nas redações. Por isso, esta causa também é nossa.
Reforçamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que salvam vidas e permitem que cada mulher continue colhendo os frutos do seu trabalho e dos seus sonhos.
Nós apoiamos essa causa e convidamos todos a espalharem informação, cuidado e solidariedade.