Mapa institui programa de inovação aberta na agropecuária

Publicado em 22/10/2025 10:52 e atualizado em 22/10/2025 11:29
Objetivo é ampliar e fortalecer a inovação agropecuária por meio do estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação aberta

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu, nesta terça-feira (21), o Programa Nacional de Inovação Aberta na Agropecuária (Mapa Conecta), que tem como objetivo ampliar e fortalecer a inovação agropecuária, promovendo o desenvolvimento estratégico e a competitividade dos ecossistemas estaduais de inovação. 

O programa prevê ampliar e fortalecer a inovação no setor agropecuário por meio do estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação aberta, além de incentivar a criação de novos negócios voltados ao campo brasileiro. 

A criação do programa foi oficializada pela Portaria nº 839, publicada no Diário Oficial da União. A medida substitui o Programa AgroHub, instituído em 2022, e estabelece novas diretrizes para a política de inovação do Ministério. 

Coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), o Mapa Conecta vai articular parcerias com órgãos públicos, empresas privadas e organismos internacionais. A Secretaria também será responsável por criar grupos técnicos, redes de cooperação e comitês consultivos para fortalecer a governança do programa. As Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFAs) atuarão como pontos de apoio e implementação da iniciativa nos estados. 

Para o secretário de Inovação do Mapa, Marcelo Fiadeiro, a iniciativa reforça a aproximação entre os diferentes atores do setor. “O Mapa Conecta promove a integração entre produtores, pesquisadores, startups e empresas, criando um ambiente mais dinâmico para o desenvolvimento de soluções e tecnologias”, disse. Marcelo destacou ainda a importância da participação da sociedade do agro na iniciativa. 

Para facilitar essas conexões, o Mapa também lançou a Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária (Mapa Conecta), uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

Ainda segundo a Portaria, três temas prioritários para a inovação agropecuária serão desenvolvidos, como o Plano de Ação para Bioeconomia na Agropecuária; o Plano de Ação para Agricultura Digital; e o Plano de Ação para Alimentos e Ingredientes Contemporâneos. 

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli