bp bioenergy apresenta perspectivas para o setor sucroenergético

Publicado em 22/10/2025 16:48
Em encontro realizado em São Paulo, a companhia apresentou análises sobre tendências do mercado de bioenergia

bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em açúcar, etanol e bioeletricidade, reuniu clientes, parceiros de negócios e especialistas nesta quarta-feira (22/10) para um encontro que teve o objetivo de colocar em pauta o cenário de expectativas e oportunidades para o setor sucroenergético. A iniciativa aconteceu durante a Sugar Week – tradicional evento que movimenta anualmente o setor, reforçando o compromisso da companhia com o diálogo e a colaboração entre diferentes elos da cadeia produtiva.  

O encontro contou com a presença de executivos da bp bioenergy e convidados, que abordaram temas relacionados à evolução da bioenergia no Brasil, seus desafios e oportunidades, além de iniciativas estratégicas para seu desenvolvimento sustentável. 

Durante a abertura, Andres Guevara de la Vega, CEO da bp bioenergy e presidente da bp no Brasil, ressaltou que 2025 tem sido um ano de importantes transformações e avanços para os negócios da companhia no país, com destaque para o fortalecimento da área de trading, que vem se consolidando como um dos principais vetores de crescimento e geração de valor da empresa. “O trading tem se mostrado uma frente com enorme potencial de expansão, que reflete a integração das nossas operações e a capacidade de conectar diferentes mercados de energia. Essa evolução só é possível graças às parcerias que construímos — baseadas na confiança, na segurança, na qualidade e na busca constante por eficiência e excelência. É assim que criamos valor mútuo e sustentável”, afirmou o executivo. 

Já Ricardo Carvalho, diretor comercial da companhia, destacou a importância do evento para fortalecer o relacionamento com parceiros e promover o sucesso de toda a cadeia de valor do setor. “Este é um espaço fundamental para networking e troca de experiências. É onde reforçamos a importância de atuar de forma integrada, com uma visão de longo prazo — algo que está no DNA da companhia”, afirmou. 

A programação contou ainda com uma apresentação técnica conduzida por Luciana Torrezan, gerente de Inteligência de Mercado da bp bioenergy, que trouxe um panorama sobre o atual momento do setor sucroenergético. “Vivemos um período de ajustes entre oferta e demanda, que exige atenção e capacidade de adaptação por parte de toda a cadeia. O cenário apresenta desafios, mas também oportunidades, especialmente para quem tem flexibilidade operacional e visão de longo prazo. O Brasil segue com uma posição privilegiada para responder a esse contexto de forma estratégica e sustentável”, destacou. 

Para encerrar a programação, o evento contou com a participação especial do economista Alexandre Schwartsman, referência nacional em macroeconomia e política monetária. Sua apresentação trouxe uma leitura abrangente sobre o cenário econômico brasileiro e os fatores que influenciam o ambiente de negócios, contribuindo para ampliar a visão estratégica dos participantes sobre os desafios e oportunidades do setor produtivo. 

Fonte: bp bioenergy

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli