Entregas mensais de fertilizantes no Brasil voltam a superar 5 mi t, aponta Anda

Publicado em 06/11/2025 17:09

SÃO PAULO (Reuters) - As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,25 milhões de toneladas em agosto de 2025, alta de 2,7% frente ao mesmo mês do ano anterior, superando o patamar de 5 milhões de toneladas pelo segundo mês seguido, de acordo com dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) publicados nesta quinta-feira.

O total de entregas de agosto só perde para o recorde de 5,5 milhões de toneladas registrado no mesmo mês de 2023. Esse período costuma ser de grandes volumes entregues, com a aproximação do plantio da safra de grãos, que concentra a demanda por adubos.

No acumulado de janeiro a agosto, as entregas atingiram 30,55 milhões de toneladas, crescimento de 9,3% em comparação a igual período de 2024, afirmou a Anda, que representa importantes empresas do setor, como a Mosaic e a Yara.

O Estado de Mato Grosso, maior produtor de grãos e algodão, manteve a liderança no consumo, com participação de 22,3% do total nacional, o equivalente a 6,81 milhões de toneladas, segundo a associação.

As importações de fertilizantes pelo Brasil, que compra a maior parte de suas necessidades no exterior, somaram 4,60 milhões de toneladas em agosto, aumento de 6,5% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a agosto, o total importado atingiu 27,58 milhões de toneladas, com expansão de 11,1%.

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou agosto de 2025 em 699 mil toneladas, crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2024, e avançou 6,7% no acumulado dos primeiros oito meses do ano para 4,86 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli