Tufão Fung-wong enfraquece nas Filipinas; quatro pessoas morrem

Publicado em 10/11/2025 09:33

 

Por Adrian Portugal e Eloisa Lopez

ISABELA, Filipinas (Reuters) - Uma das tempestades mais poderosas do ano nas Filipinas, o super tufão Fung-wong, matou quatro pessoas, informaram as autoridades na segunda-feira, quando começaram a avaliar os danos depois que sua fúria diminuiu, embora ainda não tenha havido relatos de grandes destruições.

Mais de um milhão de pessoas foram retiradas antes de o Fung-wong atingir terra firme no domingo, desencadeando ventos ferozes, chuva pesada e ondas de tempestade na ilha mais populosa de Luzon, o que deixou algumas pessoas sem dormir durante a noite.

"Não conseguimos dormir por causa dos ventos que batiam em nossas chapas de metal e dos galhos de árvores que caíam", disse Romeo Mariano, que se abrigou com a avó em sua casa na província de Isabela.

"Quando saímos para verificar nossa casa, vimos os danos."

As primeiras indicações sugerem que o número de mortos será "mínimo", afirmou o oficial sênior da defesa civil Raffy Alejandro em uma coletiva de imprensa.

Um deslizamento de terra soterrou uma casa e matou duas crianças na cidade de Kayapa, na província de Nueva Vizcaya, no norte do país, informou por telefone Alvin Ayson, funcionário regional da defesa civil.

As mortes ocorreram após duas mortes por afogamento e queda de escombros.

Deslizamentos de terra também isolaram pelo menos quatro cidades na província de Aurora, onde Fung-wong atingiu a costa, acrescentou Alejandro.

Previsto para se deslocar para o nordeste de Taiwan, o Fung-wong estava levando ventos na segunda-feira, cujas velocidades caíram para entre 120 km/h e 150 km/h, mas continuava a ser um tufão, cujas faixas externas poderiam despejar chuva nas áreas costeiras e provocar ondas de tempestade.

A tempestade é a 21ª deste ano nas Filipinas, depois que o tufão Kalmaegi matou 224 pessoas na semana passada, com cinco mortos no Vietnã.

As tempestades consecutivas ocorrem no momento em que autoridades de mais de 190 países se reúnem no Brasil para a abertura da cúpula climática COP30 na segunda-feira.

Cientistas afirmam que o aumento da temperatura do mar gera mais energia nos ciclones tropicais, tornando-os mais intensos e aumentando as chuvas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?