Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano

Publicado em 05/12/2025 16:58 e atualizado em 05/12/2025 18:14

SÃO PAULO, 5 Dez (Reuters) - As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro atingiram 5,39 milhões de toneladas em setembro, alta de 11,3% frente ao mesmo mês do ano anterior, ficando um pouco abaixo de uma máxima histórica mensal, de acordo com dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos publicados nesta sexta-feira.

Pelo terceiro mês consecutivo, as entregas superaram o patamar de 5 milhões de toneladas, um pouco abaixo do recorde mensal de 5,5 milhões de toneladas de agosto de 2023, segundo números da associação que representa empresas como Mosaic e Yara.

Os volumes vendidos de fertilizantes estão crescentes este ano, à medida que produtores brasileiro ampliam a área plantada com soja, principal cultura do Brasil, para um patamar recorde na temporada 2025/26. Além disso, com uma alta nos custos, agricultores buscaram adubos de menor custo e menos concentrados, mas que envolvem maiores volumes.

A Anda não fez comentários sobre as razões do crescimento nas entregas.

No acumulado do ano até setembro, as entregas de adubos somaram 35,87 milhões de toneladas com alta de 9,3% em comparação a igual período de 2024.

O Brasil, que importa grande parte dos fertilizantes consumidos, importou 3,91 milhões de toneladas em setembro, queda anual de 7,4%, e 31,49 milhões de toneladas nos nove primeiros meses do ano, alta de 8,4%.

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou setembro de 2025 em 713 mil toneladas, avanço de 6,2%, enquanto no acumulado do ano somou 5,57 milhões de toneladas (+6,6%).

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ICL e Agroadvance lançam pós em Nutrologia Vegetal com foco em antecipar decisões no campo
Apesar de cota, Brasil deve seguir atendendo ao avanço da demanda chinesa por carne bovina
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Exportações de milho reagindo no BR; café subindo em NY
Importações de fertilizantes perdem ritmo e ficam 26% abaixo de setembro de 2025
Importações de nitrogenados caem e acendem alerta para estoques no Brasil
"Brasil vive uma das eleições mais desinteressadas da história", diz cientista político