Chinesa Sinograin vende estoques de soja antes da chegada de carga dos EUA

Publicado em 11/12/2025 09:41

 

11 Dez (Reuters) - A armazenadora estatal chinesa Sinograin vendeu a maior parte da soja que ofereceu em um leilão de reservas estatais, disseram dois operadores nesta quinta-feira, abrindo espaço para um esperado fluxo de cargas dos EUA em meio a abundantes suprimentos locais.

A Sinograin vendeu cerca de 397.000 toneladas de soja importada, ou 77,5% do volume total oferecido, a 3.935,3 iuanes (US$557,38) por tonelada, com entrega programada do final de dezembro até março, disseram eles.

A agência anunciou o leilão de 512.500 toneladas na segunda-feira, sua primeira venda em três meses, depois que uma trégua comercial com Washington levou Pequim a retomar a compra de cargas dos EUA, apesar de a China estar com um recorde de chegadas de cargas sul-americanas e enfrentar uma demanda fraca.

"Esse preço está mais ou menos em linha com os preços spot atuais, mas é mais alto do que o preço da soja para os embarques de janeiro-fevereiro", disse um executivo de uma empresa de processamento de sementes oleaginosas com sede em Xangai.

O preço de desembarque da soja brasileira na China é de 3.814 iuanes por tonelada para janeiro e 3.673 iuanes para fevereiro, acrescentou.

A China, que evitou as importações de soja dos EUA por meses durante a guerra comercial, intensificou as compras após as negociações do mês passado, tomando cerca de 3 milhões de toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

A Casa Branca disse que a China havia concordado em comprar 12 milhões de toneladas de soja até o final do ano, mas o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, pareceu indicar na semana passada uma postergação desse prazo para o final de fevereiro.

Os operadores esperam que a Sinograin ofereça cerca de 300.000 a 500.000 toneladas nos próximos leilões semanais, sendo provável que o total de vendas atinja 4 milhões de toneladas na atual rodada de leilões.

Os operadores estimam que a Sinograin esteja transportando de 40 milhões a 45 milhões de toneladas de soja, o suficiente para cinco meses de consumo.

A China não publica dados sobre seus estoques de grãos e sementes oleaginosas.

A Sinograin costuma fazer leilões de reservas para gerenciar os estoques, com a última venda de soja importada realizada em setembro e as principais rotações geralmente ocorrendo de maio a julho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CTECNO Parecis fortalece a sustentabilidade no campo ao longo de uma década
Sumitomo Chemical expande Expedição de Produtividade e já alcança mais de 5 milhões de hectares visitados no BR
YANMAR reforça portfólio completo no Show Rural Coopavel 2026
CTECNO Parecis completa 10 anos com histórias que marcam gerações no campo
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Feira do Cerrado 2026 estreia espaço com suporte e soluções para a rotina do produtor