Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27

Publicado em 17/12/2025 16:09
A recondução da atual diretoria reforça o trabalho consistente que o grupo está desenvolvendo e que pode ser conferido no Relatório de Atividades 2025 ABMRA, que acaba de ser divulgado

O atual presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, e os atuais Diretores foram reconduzidos para liderarem a entidade no biênio 2026/27. Com isso, a ABMRA dá continuidade a um trabalho focado em fortalecimento institucional, ampliação do diálogo com o mercado e valorização das boas práticas de comunicação no agronegócio brasileiro. Tanto a diretoria quanto os conselheiros começarão a exercer o novo mandato a partir de janeiro de 2026. 

Sob a liderança de Ricardo Nicodemos, a ABMRA tem ampliado sua atuação como referência nacional para empresas, agências e veículos de mídia. Entre os avanços estão o crescimento da base de associados, o lançamento da 9ª edição da Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, a participação em eventos estratégicos do setor, fortalecimento do atual portfólio de serviços e produtos e a correalização e curadoria do Global Agribusiness Festival 2026 (GAFFFF). 

Para Ricardo Nicodemos, a recondução representa a continuidade do compromisso da ABMRA em promover uma comunicação cada vez mais qualificada e estratégica no Agro. “Assumir mais um ciclo à frente da ABMRA reforça nossa responsabilidade em fortalecer o marketing como pilar essencial para a evolução do agronegócio brasileiro. Seguiremos trabalhando para ampliar o conhecimento, valorizar as boas práticas, conectar o mercado e apoiar empresas e profissionais na construção de uma comunicação cada vez mais criativa e relevante”, avalia. 

Com a reeleição, a ABMRA também apresentou a composição da nova diretoria: 

Presidente 

Ricardo Nicodemos da Silva 

Vice-Presidente e Diretor do ABMRA Ideia Café 

Julio César Cargnino 

Diretor Administrativo e Financeiro e Diretor do HUB de Mídia de Serviços ABMRA 

Roberto Fernando Alves de Souza 

Diretor dos Comitês ABMRA 

Daniel Ribeiro  

Diretor da Mostra de Comunicação do Agro ABMRA 

Alberto Meneghetti 

Diretor do Projeto Conexões ABMRA 

Ricardo Cristin Krauz 

Diretor do Congresso de Marketing do Agro ABMRA 

Wanderson Tosta 

Diretor do Projeto Cases & Causos ABMRA 

Daniel Fontão de Pauli 

Diretor da Academia ABMRA 

Gabriel Saul Maialli dos Santos 

A renovação também inclui o Conselho da ABMRA, responsável por apoiar a entidade na condução estratégica das iniciativas da Associação. 

Presidente do Conselho Consultivo 

Donário Lopes de Almeida

Conselheiros 

Adriano de Castro Henriques 

Guilherme Soria Bastos Filho 

Luciana Florêncio de Almeida 

Marcelo Augusto Boechat Morandi 

Marcelo Duarte Monteiro 

Paulo do Carmo Martins 

Pedro de Camargo Neto  

Relatório de atividades 

A ABMRA acaba de divulgar o Relatório de Atividades 2025, documento que reúne as principais ações realizadas ao longo do ano e sua contribuição para o fortalecimento da comunicação no agronegócio. Entre os destaques estão o Projeto Conexões e a tradicional Pesquisa Hábitos do Produtor Rural. 

O Projeto Conexões ABMRA ampliou sua atuação como elo entre o agronegócio e o universo do marketing. A iniciativa promove alianças com associações, instituições e entidades dentro e fora da porteira, fortalecendo a troca qualificada de informações entre os diversos segmentos do setor.  

Como única entidade que reúne todo o ecossistema do marketing Agro desde anunciantes, agências e veículos de mídia, a ABMRA tem a capacidade de transformar o repertório de dados e conhecimento em insumos estratégicos para apoiar a evolução de outros setores. Em 2025, o programa avançou de forma consistente ao consolidar novas parcerias e reforçar a visão integrada que a associação mantém sobre o mercado. 

Já a Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, o mais completo estudo sobre comportamento do produtor brasileiro, chegou à sua nona edição reafirmando o papel de referência para empresas e profissionais. Desde 1986, o levantamento realiza entrevistas presenciais nas fazendas para garantir precisão e profundidade nas informações coletadas.  

Na edição atual, foram 3.100 entrevistas em 16 estados, com 280 questões aplicadas a produtores de 15 culturas e quatro rebanhos. O estudo detalha hábitos de mídia, comportamento de compra, atributos de marca, perfis produtivos e diferenças regionais. Os cotistas têm acesso a um software exclusivo que permite cruzar dados e gerar análises personalizadas por cultura, rebanho, porte e localização da propriedade. 

O acesso ao Relatório de Atividades 2025 ABMRA é gratuito e está disponível no site da entidade em abmra.org.br/relatorio-de-atividades-2025

Fonte: ABMRA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026