Crescimento da atividade empresarial dos EUA tem pouca alteração em janeiro, mostra PMI
Por Lucia Mutikani
WASHINGTON, 23 Jan (Reuters) - O crescimento da atividade empresarial dos Estados Unidos permaneceu quase inalterado em janeiro, quando a melhora no volume de novos pedidos foi compensada por um mercado de trabalho fraco e por preocupações persistentes entre as empresas em relação aos custos mais elevados devido às tarifas de importação, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.
A S&P Global informou que o seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores industrial e de serviços, subiu ligeiramente para 52,8 neste mês, de 52,7 em dezembro. Uma leitura acima de 50 indica expansão no setor privado. Os PMIs preliminares de serviços e de manufatura tiveram pouca alteração este mês.
A S&P Global disse que o PMI Composto foi consistente com uma moderação no crescimento econômico na virada do ano.
O governo informou na quinta-feira que a economia cresceu a um ritmo anualizado de 4,4% no terceiro trimestre, impulsionada por fortes gastos de consumidores e empresas com produtos de propriedade intelectual, provavelmente relacionados à inteligência artificial, bem como por um déficit comercial menor.
A pesquisa continuou a mostrar um quadro de estagnação do mercado de trabalho, o que, segundo a S&P Global, reflete as preocupações com o aumento dos custos e o crescimento mais fraco das vendas nos últimos meses. A medida de emprego no setor privado subiu de 50,3 no mês passado para 50,5 em janeiro.
O indicador de preços solicitados pelas empresas para mercadorias e serviços caiu para 57,2, ainda entre os mais altos registrados nos últimos três anos, em comparação com 57,3 em dezembro. Uma medida de preços pagos por insumos recuou para 59,7, de 61,9 no mês passado.
As medidas de preços elevados sugerem que a inflação pode permanecer alta por algum tempo. As empresas absorveram algumas das tarifas do presidente Donald Trump, o que ajudou a evitar um grande e temido aumento da inflação.
O Federal Reserve deve deixar a taxa de juros inalterada na próxima semana, enquanto as autoridades observam a inflação e o mercado de trabalho.
(Reportagem de Lucia Mutikani)