Wall Street recua com investidores avaliando riscos da guerra no Oriente Médio

Publicado em 05/03/2026 12:32 e atualizado em 05/03/2026 15:22

Por Johann M Cherian e Ragini Mathur

5 Mar (Reuters) - Os principais índices de Wall Street recuavam nesta quinta-feira, conforme o conflito no Oriente Médio entrou em seu sexto dia, aumentando preocupações com novas pressões inflacionárias que podem complicar as decisões de política monetária do Federal Reserve.

Ajudando a limitar as perdas, uma previsão da Broadcom de que sua receita com chips de inteligência artificial ultrapassará US$ 100 bilhões no próximo impulsionava as ações da fabricante de chips a uma alta de 2,9%.

Apesar de a guerra aérea entre os EUA e Israel contra o Irã não mostrar sinais de arrefecimento, os principais índices de Wall Street tiveram um desempenho melhor do que seus equivalentes europeus e asiáticos nesta semana, ajudados principalmente por uma recuperação das ações de tecnologia que sofreram o impacto do movimento de venda de fevereiro.

A recuperação liderada pela tecnologia na sessão anterior ajudou o Nasdaq a recuperar todas as perdas semanais, e o índice tende a fechar a semana em território positivo.

Ainda assim, uma interrupção prolongada no transporte marítimo pelo estratégico Estreito de Ormuz provavelmente alimentará ainda mais as pressões inflacionárias por meio dos custos de energia e transporte, em um momento em que as tarifas dos EUA já complicaram as perspectivas da política monetária do Fed.

Quaisquer sinais de que os preços do petróleo bruto poderão atingir US$100 por barril seriam preocupantes para os mercados, e investidores estavam atentos a informações sobre a possibilidade de o conflito poder estar chegando ao fim.

Os formuladores de política monetária reconheceram amplamente a necessidade de esperar e avaliar o impacto sobre a economia, embora os investidores estejam prevendo que as pressões sobre os preços adiarão o corte de 25 pontos-base dos juros pelo Federal Reserve de julho para setembro, de acordo com dados compilados pela LSEG.

Às 12h8 (horário de Brasília), o Dow Jones caía 634,47 pontos, ou 1,30%, a 48.104,94 pontos. O S&P 500 tinha queda de 46,83 pontos, ou 0,68%, a 6.822,67 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 111,17 pontos, ou 0,47%, a 22.699,89 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índice STOXX 600 apaga ganhos iniciais conforme conflito no Oriente Médio se estende
Silagem inteligente: como reduzir custo e risco na pecuária intensiva
Produtores de Ubá ainda contabilizam os prejuízos causados pela forte chuva na Zona da Mata
Wall Street recua com investidores avaliando riscos da guerra no Oriente Médio
IAC recomenda estratégias de manejo na cana para aumento da produtividade agroindustrial
Solução para o endividamento é prioridade para entidades de produtores de grãos