Menos embarcações passam pelo Estreito de Ormuz após EUA retomarem bloqueio

Publicado em 16/07/2026 10:38 e atualizado em 16/07/2026 11:49

Menos navios atravessaram o Estreito de Ormuz na quarta-feira, o primeiro dia após os Estados Unidos terem restabelecido o bloqueio naval aos portos iranianos, em meio à escalada de ataques por parte de ambos os países em todo o Golfo Pérsico, segundo dados do setor de transporte marítimo.

Nove navios cruzaram o estreito na quarta-feira, principalmente pela rota iraniana, uma queda em relação aos 13 do dia anterior, segundo dados da Kpler.

Não foram avistados petroleiros de grande porte (VLCCs) nem navios-tanque de gás natural liquefeito (GNL) passando pelo estreito na quarta-feira.

O Comando Central dos EUA informou na quarta-feira que neutralizou um petroleiro vazio que tentava navegar em direção à Ilha de Kharg, no Irã, após o navio ter ignorado várias advertências, disparando mísseis Hellfire contra a chaminé da embarcação. O VLCC Belma, com bandeira de Curaçao, não estava mais a caminho do Irã, acrescentou o comando.

Desde que retomou o bloqueio naval contra o Irã na terça-feira, os EUA redirecionaram dois navios e imobilizaram outro, informaram as forças armadas.

As hostilidades se intensificaram desde que o Irã anunciou, no final da noite de sábado, que havia fechado o Estreito de Ormuz. As operações militares estão impedindo que navios trafeguem pela via navegável, que transportava cerca de um quinto dos embarques globais de petróleo e gás antes da guerra.

Na quarta-feira, cinco embarcações vazias entraram no Golfo, incluindo três pequenos petroleiros e dois graneleiros para grãos, segundo os dados. As quatro embarcações que saíram do estreito na quarta-feira transportavam gás liquefeito de petróleo, carvão, óleo combustível e fertilizante.

Na terça-feira, um petroleiro Suezmax transportando 1 milhão de barris de petróleo bruto saudita saiu do estreito com seu transponder desligado, segundo dados da Kpler.

 

Por: Reuters
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acordo Mercosul-União Europeia abre nova fronteira com mais de 300 oportunidades para exportações do Ceará
S&P 500 e Nasdaq abrem em baixa com perdas de chips
Menos embarcações passam pelo Estreito de Ormuz após EUA retomarem bloqueio
MP traz avanços defendidos pela Aprosoja MT, mas solução para o endividamento rural ainda precisará ser aperfeiçoada
Café, carnes, frutas e mais: leia a lista completa dos produtos isentos do novo tarifaço dos EUA
Irã adverte que Estreito de Ormuz é “linha vermelha” e que resistirá até o fim