Aprosoja Tocantins: mais de uma década contribuindo para o desenvolvimento da agricultura no estado
Há 13 anos, o cenário da produção de grãos no Tocantins era bem diferente do atual. A soja avançava sobre novas áreas e, com o crescimento da atividade, aumentava também a necessidade de reunir os produtores em torno dos interesses do setor. Foi nesse contexto que, em 2013, surgiu a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja Tocantins).
Atualmente, a agricultura tocantinense ganhou outra dimensão. Segundo o vice-presidente da Aprosoja Tocantins, Thiago Facco, na safra 2013/2014, a soja ocupava aproximadamente 600 mil hectares no estado. Para a safra 2026/2027, a estimativa é de uma área próxima de 1,6 milhão de hectares, quase três vezes o registrado no início dessa trajetória.
Esse crescimento também se reflete na base de produtores reunidos pela associação. “Quando começamos, éramos em torno de 60 associados. Hoje somos mais de 1,2 mil e, juntos, cultivamos mais de 1 milhão de hectares, cerca de 65% da área de soja do estado”, afirma Thiago.
À medida que a produção avançou e o número de associados aumentou, as questões levadas pelos produtores à Aprosoja também se tornaram mais amplas. Além dos desafios diretamente relacionados à atividade, temas tributários, ambientais, de infraestrutura e logística passaram a ocupar espaço cada vez maior na atuação da associação.
Um exemplo está no Fundo Estadual de Transporte (FET). A Aprosoja Tocantins questionou a cobrança na Justiça e obteve decisão favorável aos associados em relação ao recolhimento. Na área tributária, a entidade também atua pela equiparação do ICMS sobre produtos agrícolas entre os estados do Matopiba e pelo direito dos produtores exportadores de aproveitarem os créditos de ICMS gerados na atividade.
A infraestrutura é outra frente que ganhou peso com o aumento do volume de grãos produzidos no Tocantins. A associação acompanha projetos ferroviários e melhorias nas principais vias utilizadas para o escoamento da produção. Também participa de decisões e debates relacionados às regras que afetam o agronegócio, levando as demandas dos produtores aos espaços onde essas questões são discutidas.
Treze anos depois de sua criação, a entidade está sob a presidência da produtora rural Caroline Barcellos, primeira mulher a ocupar o cargo na história da Aprosoja Tocantins e Brasil. Para ela, conduzir a associação neste momento também significa reconhecer o caminho construído pelas gestões anteriores e dar continuidade ao trabalho diante de uma agricultura em constante transformação. “Existe uma história construída por muitas mãos antes de nós, e estar aqui hoje é dar continuidade a esse trabalho, sem perder de vista tudo o que ainda precisamos avançar”, afirma.
Ao olhar para os próximos anos, a presidente destaca que a associação continuará orientada pelas necessidades de quem está diretamente na produção. “O campo está em constante transformação e os desafios também mudam. Precisamos estar preparados para ouvir o produtor, compreender o que acontece em cada região e transformar essas demandas em atuação. É assim que queremos seguir, presentes onde as decisões são tomadas e, principalmente, próximos de quem faz a agricultura acontecer todos os dias”, conclui Caroline.