Unipar amplia capacidade de purificação de cloro em Camaçari e diversifica atuação industrial

Publicado em 15/10/2026 09:01
Com a segunda fase do projeto, fábrica poderá purificar até 15 mil toneladas de cloro por ano e fornecer matéria-prima para aplicações industriais mais especializadas, incluindo a fabricação de determinados defensivos agrícolas

A Unipar concluiu a segunda fase do projeto de implantação de sua fábrica em Camaçari, na Bahia, e passa a contar com capacidade para purificar até 15 mil toneladas de cloro por ano. A fábrica possui capacidade anual de produção de 20 mil toneladas do produto.

A nova operação permite que parte do cloro produzido na fábrica seja submetida a processos de liquefação e purificação, atendendo a especificações técnicas exigidas por aplicações industriais mais especializadas. Entre elas está a fabricação de determinados defensivos agrícolas, o que amplia a atuação da Unipar em uma cadeia relacionada ao agronegócio brasileiro.

Com o projeto, a fábrica ganha flexibilidade operacional, diversifica seu portfólio e fortalece a capacidade da companhia de atender às necessidades específicas de seus clientes. O movimento também amplia as possibilidades de fornecimento da fábrica de Camaçari para diferentes segmentos industriais.

A fábrica de Camaçari foi o primeiro projeto greenfield da Unipar, inaugurado para ampliar a oferta de produtos químicos destinados a diferentes cadeias industriais na região Nordeste, principalmente a demanda no setor de saneamento básico. A fábrica possui capacidade anual de produção de 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 mil toneladas de hipoclorito de sódio. Agora, otimiza-se a capacidade de produzir até 15 mil toneladas de cloro purificado anualmente.

Atualmente, a unidade mantém mais de 50 postos de trabalho entre colaboradores próprios e terceiros. As equipes envolvidas na operação participaram de mais de 6 mil horas de treinamentos em 2024 e 2025, com foco em capacitação técnica e segurança.

A sustentabilidade marca  o desenho operacional da unidade desde sua implantação. Toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Camaçari é proveniente de fontes 100% renováveis, geradas no Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia. Além disso, a unidade opera com o que existe de mais avançado em termos de  tecnologia de membrana, atualmente é o que existe de mais  eficiente na indústria química para esse tipo de operação, uma redução de cerca de 10% no consumo de energia elétrica se comparada a tecnologias tradicionais.

Fonte: Unipar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeiro levantamento da safra de grãos 2026/27 estima produção acima de 367 milhões de toneladas
Unipar amplia capacidade de purificação de cloro em Camaçari e diversifica atuação industrial
No Dia Internacional da Mulher Rural, BASF anuncia documentário valorizando o protagonismo feminino no setor
Dia Internacional das Mulheres Rurais: protagonismo feminino transforma a realidade no campo
Boa Tarde Agro - Produtor atento ao clima para o plantio
Confiança da indústria sobe em outubro, mas setor segue pessimista