VI Encontro Tecnológico da ETASA debate o papel da inteligência artificial no Agro 4.0
O papel da inteligência artificial no Agro 4.0 será o tema central do VI Encontro Tecnológico da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), que acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro, das 8h20 às 15h40, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Mantida pela Fundação Salvador Arena, a instituição promove o evento gratuito para alunos, ex-alunos, produtores rurais, empresas do setor, estudantes da área e demais interessados no agronegócio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 25 de outubro, pelo site da escola.
Com foco na aplicação do conhecimento às atividades do campo, o encontro propõe discutir como a inteligência artificial pode transformar dados em decisões mais precisas, contribuindo para o uso eficiente de recursos e uma produção agropecuária mais sustentável. A programação aproxima esse debate da formação técnica e dos desafios enfrentados por profissionais e produtores rurais.
Entre os participantes estão Tracbel Agro, Syngenta, Lindsay, Usina Santa Rita, AGSA, Vaccinar Nutrição Animal, Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga e CATI — Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Também participa o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) do Centro Educacional Engenheiro Salvador Arena.
Durante os três dias, serão abordados temas como manejo de irrigação e tomada de decisão baseada em dados, além de meliponicultura na prática, com foco em manejo, conservação e potencial produtivo das abelhas sem ferrão. Estão previstas ainda uma oficina de produção de iscas para captura dessas abelhas e uma oficina de currículos, voltada à preparação para o mercado de trabalho.
Realizado na sede da escola, na Rodovia Anhanguera (SP-330), km 238, o VI Encontro Tecnológico busca fortalecer a troca de experiências entre estudantes, profissionais e empresas, conectando formação, inovação e demandas do setor agropecuário.
Referência na formação de técnicos agropecuários, a ETASA alia teoria e prática em um ambiente de aprendizado integrado à Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), fazenda produtiva com cultivo de grãos, hortaliças e café, criação de gado de corte, produção de leite e criação de galinhas poedeiras.
A instituição oferece ensino gratuito, alimentação, uniforme e material didático sem custo aos alunos, além de bolsas de permanência, transporte e alimentação para estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Para quem tem interesse em se formar e atuar no setor, a ETASA oferece 40 vagas para o curso técnico gratuito em Agropecuária, com início no primeiro semestre de 2027. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 26 de outubro a 13 de dezembro de 2026 e deverão ser realizadas on-line, pelo site da instituição. Podem participar candidatos que tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.
Serviço
Evento: VI Encontro Tecnológico da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena
Tema: O papel da IA no Agro 4.0
Datas: 27, 28 e 29 de outubro de 2026
Horário: das 8h20 às 15h40
Formato: presencial
Local: Rodovia Anhanguera (SP-330), km 238 – Santa Rita do Passa Quatro (SP)
Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia
Inscrições: abertas até 25 de outubro.
Mais informações e inscrições: https://escolatecnicasalvadorarena.org.br/projetos/encontro-tecnologico/