Alugar máquinas diminui custos na safra

Publicado em 13/04/2009 16:38 e atualizado em 09/03/2020 20:09
Recuo nas vendas de aparelhos agrícolas beneficia empresas locadoras no Mato Grosso

Uma prática comum na atividade agrícola nacional tem se intensificado nos últimos anos. O aluguel de máquinas agrícolas, principalmente as colheitadeiras, tem se tornado uma alternativa ao agronegócio, na tentativa de diminuir custos de produção.


O revendedor Ivan Carlos Binseld diz que as principais culturas no Estado do Mato Grosso, nas quais a prática é mais constante, são a soja e o algodão. “O custo-benefício se verifica safra após safra. Aqui no Mato Grosso, uma colheitadeira custa em média R$ 600 mil. O valor do aluguel é de 6% em cima do total colhido”, explica.


De acordo com Binseld, diversos produtores têm recorrido à prática devido à crise no setor do agronegócio. “Nossos agricultores estão descapitalizados e, portanto, não têm condições de investir na compra de novos maquinários. Para aqueles que necessitam incrementar a safra com outras colheitadeiras é mais vantajoso alugá-las”, explica.


Entretanto, ressalta o revendedor, comprar ou alugar implementos agrícolas exige planejamento de safra. “O profissionalismo é à base de qualquer atividade de sucesso. É necessário pensar a longo prazo para verificar custos e rentabilidade na produção”, pondera.


Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), comparado ao ano passado, as vendas de máquinas agrícolas devem recuar aproximadamente 14% em 2009. A produção de novos maquinários, de acordo com a associação, também deve diminuir 23,5%. O recuo do setor pode ser um dos motivos para o crescimento das locações no Estado.

 

Fonte: Campo News

Fonte: Campo News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas