Alugar máquinas diminui custos na safra
Uma prática comum na atividade agrícola nacional tem se intensificado nos últimos anos. O aluguel de máquinas agrícolas, principalmente as colheitadeiras, tem se tornado uma alternativa ao agronegócio, na tentativa de diminuir custos de produção.
O revendedor Ivan Carlos Binseld diz que as principais culturas no Estado do Mato Grosso, nas
De acordo com Binseld, diversos produtores têm recorrido à prática devido à crise no setor do agronegócio. “Nossos agricultores estão descapitalizados e, portanto, não têm condições de investir na compra de novos maquinários. Para aqueles que necessitam incrementar a safra com outras colheitadeiras é mais vantajoso alugá-las”, explica.
Entretanto, ressalta o revendedor, comprar ou alugar implementos agrícolas exige planejamento de safra. “O profissionalismo é à base de qualquer atividade de sucesso. É necessário pensar a longo prazo para verificar custos e rentabilidade na produção”, pondera.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), comparado ao ano passado, as vendas de máquinas agrícolas devem recuar aproximadamente 14% em 2009. A produção de novos maquinários, de acordo com a associação, também deve diminuir 23,5%. O recuo do setor pode ser um dos motivos para o crescimento das locações no Estado.
Fonte: Campo News