Safra do Triângulo colherá 50% de transgênicos
Publicado em 25/11/2009 08:59
Mais de um milhão de toneladas de alimentos geneticamente modificados serão colhidos no Triângulo Mineiro, a partir do ano que vem. Dados da Empresa Técnica e Extensão Rural (Emater) apontam que, até o final do mês de dezembro deste ano, 132,9 mil hectares de milho e outros 236,4 hectares de soja estarão plantados nessa área, que corresponde a 24 municípios da região, de Ibiá até Carneirinho. “50% da produção da safra do Triângulo em 2010 será transgênica e, se levarmos em conta que o Brasil teve um avanço relativamente lento nessa área, a tendência aponta para o aumento desse número”, explica Willie Gustavo de La Piedra, técnico da Emater.
Segundo ele, os produtores de soja, especialmente, vão se beneficiar dos 11 tipos de sementes transgênicas liberadas para o plantio pela Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio). “Nas plantações de soja da região é possível que observemos um crescimento que se aproxime de 10%, pois a utilização de sementes geneticamente modificadas aumenta a resistência da planta, diminui os custos de produção e os custos com a limpeza do solo”, explica de La Piedra. “No caso do cultivo do milho, a difusão da prática é menor, pois, embora a semente modificada permita que a planta fique mais resistente a um agrotóxico que combate certo tipo de lagarta — conhecida como lagarta de cartucho —, em relação a outras pragas ou agrotóxicos, a eficácia é diminuída”, completa.
Para a maioria da população, que ainda tem muitas dúvidas sobre as reais consequências da ingestão de alimentos geneticamente modificadas, quase não há escolha. “Ainda não há dados concretos que apontem para os possíveis benefícios e malefícios desse tipo de alimentação. Talvez somente daqui a alguns anos, quase como que uma experimentação, poderemos saber. Até lá, a expectativa é de que a substituição dos produtos convencionais atinja patamares de quase 100%”, finaliza.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
JM Online
0 comentário
Pesquisadora do IAC é nomeada para ocupar a cadeira 77 da Associação Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA)
Governo de SP anuncia pacote de R$ 340 milhões para o agro paulista e premia municípios com melhores práticas no setor
Mercado de capitais abre opções para que produtores rurais captem recursos e investimentos
Parceria da BASF com consultorias independentes permite ampliar acesso à agricultura digital no Brasil
Coamo antecipa sobras de R$ 185 milhões para cooperados
No Campo da Lei: Acordo UE-Mercosul: O que está em jogo para o agro brasileiro?