MAPA: Análises laboratoriais aumentam 11% e superam 22,5 milhões de coletas em 2009

Publicado em 28/12/2009 09:43
Os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a rede credenciada pública e privada devem realizar 22,5 milhões de análises, até quinta-feira (31). O número é 11% superior ao registrado em 2008. Do total, 19,9 milhões estão relacionados à área animal e 2,6 milhões à vegetal. Alimentos, bebidas, vinagre, leite, Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), agrotóxicos, fertilizantes, sementes e mudas, resíduos e contaminantes e diagnósticos animal e vegetal são alguns dos itens avaliados.

O trabalho contou com a atuação de profissionais dos seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros), distribuídos nos estados de Pernambuco, Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul e de mais 807 credenciados. Neste ano, os Lanagros em MG, GO e RS foram autorizados a realizar ensaios relativos a Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

Segundo o coordenador-geral de Apoio Laboratorial, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Jorge Caetano, um dos destaques foi a validação de metodologias desenvolvidas nas áreas de resíduos e contaminantes em alimentos. ”Esse foi um resultado de parceria entre o Mapa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contribui para que as análises realizadas nos laboratórios oficiais e credenciados sejam reconhecidas internacionalmente”, explicou.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, a SDA tem buscado atender as necessidades de investimentos de modo a tornar o sistema laboratorial mais moderno, compatível com as demandas internas e externas. (Kelly Beltrão).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Portal do MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário