A empresa de fertilizantes a ser criada pelo governo não atuará na área de produção

Publicado em 03/03/2010 13:46
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, reafirmou na manhã desta quarta-feira (03) que a empresa de fertilizantes a ser criada pelo governo não atuará na área de produção, mas apenas de coordenação. No final do mês passado, ele havia explicado que essa nova companhia seguiria o modelo da Petro-Sal, estatal que vai gerir os contratos para a comercialização de petróleo e gás natural da União, mas que não ficará a cargo da exploração.

"Essa nova instituição vai apenas coordenar o programa de autossuficiência brasileira na questão dos fertilizantes", disse nesta quarta-feria após participar do lançamento a Agenda Legislativa do Cooperativismo em 2010, promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).

"Não se tratará de uma estatal no conceito de uma estatal. A Petro-Sal não chega a ser uma estatal, é mais um órgão de controle", acrescentou. Ele lembrou que a nova empresa de petróleo deverá ser formada com aproximadamente 50 funcionários e que o quadro de pessoal da companhia voltada para o segmento de fertilizantes "será menor ainda".

Também no final do mês passado, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que estão adiantados os estudos para a criação da estatal de fertilizantes e que a empresa atuaria tanto no segmento de "matérias primas, como no produto final". Para Stephanes, no entanto, o colega foi mal interpretado. "Possivelmente o ministro Lobão não quis dizer produção", considerou.

A avaliação do governo a respeito da necessidade de uma instituição para coordenar esse processo de autossuficiência se dá, de acordo com o ministro da Agricultura, porque os órgãos existentes hoje não estão adequados às novas ramificações do setor. Até então, argumentou Stephanes, minério no Brasil era apenas analisado sob o ponto de vista da exploração como atividade final, como no caso do ouro, cobre e diamante. "Os órgãos que temos hoje não têm estrutura e nem visão para tratar dos fertilizantes."

Agora, os minérios são componentes considerados fundamentais na produção de fertilizantes utilizados na agricultura. O problema é que o Brasil importa grande parte do que consome quando possui dezenas de jazidas em seu solo, segundo o ministro. Para se ter uma ideia, 91% de todo o potássio utilizado no País para esse fim é importado. "Temos pressa", resumiu. Vale lembrar que esta discussão foi antecipada dentro do governo e que a programação é a de que a criação da nova estatal se dará antes da reelaboração do Código Mineral, que, para Stephanes, pode durar uma década para ser finalizado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IG / Último Segundo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário