Índice Ceagesp registra alta de 10% em fevereiro

Publicado em 10/03/2010 16:32
No mês de fevereiro, o índice de comercialização da Central de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) registrou aumento de 10,52%, em relação a janeiro. O setor de verduras, com alta de 19,01%, e o de legumes, com aumento de 17,31%, foram responsáveis pelo crescimento. O índice é resultado da variação de preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos.
          Para o mês de março, a tendência é não haver mais elevação de preços no setor de verduras, pois os valores já atingiram o pico e a expectativa é de ligeira redução, mesmo que a quantidade ofertada não seja restabelecida. Dependendo das condições climáticas, o índice deve se manter em estável, podendo apresentar uma pequena redução. No entanto, somente em abril a oferta, a qualidade e os preços das hortaliças e produtos mais críticos deverão retornar a normalidade.
         As elevações mais acentuadas do setor de verduras foram registradas na salsa (53,81%), repolho (34,34%), escarola (18,88%) e almeirão (25,10%). Já nos legumes, as altas para o chuchu (93,02%), tomate (60,89%) e pimentão verde (49,06%). O setor também apresentou queda no quiabo (-14,03%), pepino japonês (-23,86%) e pimentão amarelo (-30,80%).
         Lançado em 2009 pela Ceagesp, o índice, divulgado mensalmente, é um balizador de preços de alimentos frescos no mercado. (Sophia Gebrim, com informações da Ceagesp)
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: Com a participação de Valdinei Donato, Diretor Cambai Sementes
Queda de margens aumenta recuperações judiciais no agro e gera insegurança para tomada de créditos
Bolsa reduz previsão de safra de milho da Argentina
Pesquisadora desmistifica pecuária como vilã do efeito estufa e exalta sustentabilidade da atividade
StoneX eleva previsão de safra de milho do Brasil para 125,6 mi t