Plantio chega à reta final em Mato Grosso, diz o Imea

Publicado em 15/03/2010 08:40 420 exibições
O plantio do milho segunda safra, ou safrinha, em Mato Grosso está praticamente encerrado, como informa boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Até o último dia 4, 96% da área destinada ao grão estavam semeadas, ou, 1,77 milhões de hectares. 

Comparado com a semana anterior, os trabalhos de semeadura registram evolução de 9 pontos percentuais. Já na avaliação anual, tendo como referência a safra 08/09, a área está 23% mais adiantada. 

Segundo o Imea, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), com o plantio praticamente encerrado, a dos produtores se volta a comercialização do produto. Os estoques armazenam milho da safrinha anterior e também cedem espaço à soja, cuja colheita passa dos 60% no Estado. 

“No decorrer da semana passada houve negócios picados reportados em Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá) a US$ 4 a saca e em Diamantino (209 quilômetros ao norte de Cuiabá) a US$ 4,70/sc ambos para entrega em julho”. 

De acordo com números do Imea, o milho safrinha terá área 8% acima do registrado no ciclo anterior, cobrindo 1,81 milhões de hectares. A produção atingirá 8,24 milhões de toneladas, mas o volume projetado deverá ficar 3,1% abaixo da safra anterior, devido à quebra de produtividade. A região norte concluiu o plantio e no oeste e médio norte os trabalhos abrangem 97% da área.
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário