Da floresta para a mesa

Publicado em 23/03/2010 08:33
Projeto preserva tradição de preparo de alimentos.

Alguns dos alimentos nativos mais tradicionais do Brasil estão em risco. E, por isso, frutas e hortaliças ameaçados de extinção ganharam abrigo no projeto Slow Food, que, em seis anos, conquistou adeptos em 145 países. Todos foram convocados a contribuir para um catálogo internacional de mantimentos cuja existência está na berlinda. Dos 800 já listados, 21 são brasileiros.

O objetivo é não apenas proteger só o alimento, mas também as técnicas seculares de cultivo e tradições locais envolvidas na produção artesanal de cada um deles. O palmito-juçara, por exemplo, tem suas sementes colhidas apenas por crianças, porque elas têm mais facilidade para escalar o tronco da palmeira. O ritual é cumprido apenas duas vezes por ano, nas regiões de Mata Atlântica.

A mais tradicional espécie de palmito é uma sobrevivente. Antes encontrada do litoral às serras, hoje limita-se a pequenas regiões, onde é comida crua com mel - os índios não usam sal ou açúcar. Além da derrubada predatória, o crescimento lento também contribuiu para tornar a presença da árvore uma raridade.

No Cerrado, a devastação pôs outra planta em risco. A monocultura de soja e cereais quase riscou do mapa o baruzeiro, cuja fruta amadurece apenas por dois meses. A castanha de baru coleciona virtudes: gosto bom (lembra o amendoim), alto valor nutricional (até 26% de proteínas), integra a receita de numerosos doces e, reza a tradição, é afrodisíaca. Não à toa é chamada de viagra do Cerrado.

Do uso mais profano passamos ao sagrado, ao norte dali. No Amazonas, a tribo SateréMawé, espalhada por 80 aldeias, é a guardiã das florestas originais de guaraná, que fazem parte da cultura religiosa da região.

Segundo os indígenas, a aparência da fruta madura, que lembra um olho, deve-se ao assassinato de uma criança. Após o crime, seus olhos foram plantados como semente.

Lendas à parte, o guaraná, além de rico em fósforo e potássio, mantém os níveis de energia e estimula a atividade cerebral. As flores da planta têm o néctar de abelhas silvestres, domesticadas em algumas aldeias. O néctar, aliás, também ganhou projetos especiais para garantir sua preservação.

- Queremos proteger os produtos ameaçados de extinção, as tradições e culturas alimentares - explica Cênia Salles, líder do principal núcleo de slow food do Brasil, sediado em São Paulo. - São alimentos baseados na agricultura familiar, que não agridem o meio ambiente.

Mais informações sobre o movimento, assim como dos alimentos protegidos, podem ser encontradas no site www.slowfoodbrasil.com.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário