Produtores rurais participam de evento para divulgar experiências inovadoras no campo

Publicado em 23/03/2010 09:03
Brasília – Começou no final da tarde desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções em Brasília, a segunda edição do Salão Nacional dos Territórios Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o encontro e a troca de experiências de pequenos produtores rurais. 

Cerca de 2 mil pessoas participarão do evento que vai até a próxima quinta-feira (25) e terá exposição de 143 projetos e experiências inovadoras nas áreas de agricultura, economia solidária, culinária, saúde e educação, desenvolvida em 120 territórios rurais. 

Durante o evento, haverá debates entre especialistas como o economista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na França, que participará de painel amanhã (23), às 9h, sobre Desenvolvimento, Território e Democracia. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, o salão divulga as atividades dos produtores rurais e aumenta a visibilidade sobre a vida no campo, onde residem cerca de 50 milhões de brasileiros (mais de um quarto da população). 

Segundo o secretário, o salão é resultado de uma política governamental de “tratar o meio rural como lugar de cidadania". "Queremos um Brasil rural com gente feliz, com gente que tenha capacidade de produzir, tenha ali o seu emprego, vivam com a sua família e passeiem nas grandes cidades quando necessário, mas que tenham ali direito à escola, à saúde, ao lazer e a equipamentos públicos de qualidade”. 

Segundo Oliveira, outros países como a Inglaterra, a França e a Espanha têm dado atenção especial ao campo e, nos últimos 5 anos, mudaram a legislação para melhorar a assistência ao meio rural. 

Além dos pequenos produtores rurais, participam do evento gestores públicos, parlamentares, lideranças de movimentos sociais, representantes de organismos internacionais e pesquisadores. Os pequenos produtores rurais são responsáveis por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. 
Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final da safrinha deve ser mais seca e afetar quem plantou milho mais tarde
Professor da UFV ensina como identificar a melhor tecnologia para agricultura digital diante de tanta oferta no mercado
Preços da soja nas máximas do ano devem estimular vendas no Brasil, diz analista
Leonardo, direto do estande da LS Tractor na Agrishow 2024, relaciona sua carreira na música com seu amor pelo agronegócio
Mercado global de arroz se estabiliza, clima imprevisível preocupa, diz Dreyfus