Produtores rurais participam de evento para divulgar experiências inovadoras no campo

Publicado em 23/03/2010 09:03
Brasília – Começou no final da tarde desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções em Brasília, a segunda edição do Salão Nacional dos Territórios Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o encontro e a troca de experiências de pequenos produtores rurais. 

Cerca de 2 mil pessoas participarão do evento que vai até a próxima quinta-feira (25) e terá exposição de 143 projetos e experiências inovadoras nas áreas de agricultura, economia solidária, culinária, saúde e educação, desenvolvida em 120 territórios rurais. 

Durante o evento, haverá debates entre especialistas como o economista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na França, que participará de painel amanhã (23), às 9h, sobre Desenvolvimento, Território e Democracia. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, o salão divulga as atividades dos produtores rurais e aumenta a visibilidade sobre a vida no campo, onde residem cerca de 50 milhões de brasileiros (mais de um quarto da população). 

Segundo o secretário, o salão é resultado de uma política governamental de “tratar o meio rural como lugar de cidadania". "Queremos um Brasil rural com gente feliz, com gente que tenha capacidade de produzir, tenha ali o seu emprego, vivam com a sua família e passeiem nas grandes cidades quando necessário, mas que tenham ali direito à escola, à saúde, ao lazer e a equipamentos públicos de qualidade”. 

Segundo Oliveira, outros países como a Inglaterra, a França e a Espanha têm dado atenção especial ao campo e, nos últimos 5 anos, mudaram a legislação para melhorar a assistência ao meio rural. 

Além dos pequenos produtores rurais, participam do evento gestores públicos, parlamentares, lideranças de movimentos sociais, representantes de organismos internacionais e pesquisadores. Os pequenos produtores rurais são responsáveis por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário