Portaria libera queima controlada de acácia negra

Publicado em 24/03/2010 08:38
Medida garante a produtores permissão para utilizar fogo para conter pragas
Os produtores de acácia negra poderão retomar a queima controlada para combater pragas. A portaria que permite o uso do fogo foi assinada, ontem, em reunião entre as secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seappa). Com a medida, será possível combater o cascudo-serrador, que ataca as florestas da espécie em várias regiões do Rio Grande do Sul e prejudica o desenvolvimento e a qualidade da madeira.

Segundo o presidente do Sindimadeira, Serafim Quissini, a decisão era muito aguardada pelo setor já que a portaria n 05, editada em 2005, venceu no ano passado. "Além de combater a praga, há parecer técnico que indica a necessidade da queima para que a árvore brote com melhor qualidade."

O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Rafael Ferreira, explicou que a portaria veda o uso do fogo em áreas consideradas de preservação permanente associadas a nascentes, banhados e cursos de água natural e próximas a linhas de transmissão e redes de distribuição de energia. Ainda assim, o uso da técnica deve ser comunicado às secretarias municipais de Agricultura.

Na ocasião, também foi assinado protocolo entre Sema, Seappa, Sedai e Emater para viabilizar a execução do Programa Florestal-RS. Juntas, as secretarias empenharão mais de R$ 1,9 milhão. O objetivo é realizar um censo da cadeia em todos os municípios, com informações sobre mudas, áreas plantadas, espécies cultivadas, distribuição e finalidade dos plantios. O presidente da Ageflor, Leonel Menezes, destaca que será possível planejar o desenvolvimento do setor conforme as demandas locais. "A cultura pode ser inserida como alternativa de renda nas pequenas propriedades."
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário