Fesa impõe mudanças na gestão do fundo estadual
O Fesa é fruto da mobilização iniciada pelos pecuaristas associados à Acrimat que não concordavam com o formato e com a gestão do Fefa. No ano passado, a Acrimat conseguiu, por meio da Justiça, suspender a cobrança do Fefa. “Participamos ativamente desta construção para garantir que o Estado com o maior rebanho bovino do Brasil, tenha um fundo de reserva caso haja alguma contaminação, que leve ao abate sanitário dos animais”, comemora o vice-presidente da Acrimat, José João Bernardes.
O estatuto do Fesa, como explica, prevê um mandato de dois anos ao presidente, sem reeleição e trabalho sem qualquer remuneração. “Esse foi um dos grandes paradigmas rompidos”. A primeira gestão será feita pelo presidente da Famato, que tem como vice, o presidente da Acrimat, Mario Candia. No próximo mandato o comando será da Acrimat. “Além disso, firmamos também que quando uma entidade estiver à frente do Fesa, o financeiro pertencerá a outra, como forma de manter a transparência na gestão dos recursos. Por meio do Fesa garantimos a constituição real de um fundo, a aplicação integral dos recursos na sanidade, já que nenhum dirigente será remunerado, a rotatividade no comando e a transparência na gestão”, completa.
Ele lembra que essa ‘poupança’, que garantirá ressarcimento de animais abatidos ao pecuarista, é uma forma de mostrar à comunidade internacional a severidade com que o segmento trata a atividade.
Questionado sobre o caráter compulsório da cobrança, Bernardes é enfático: “Se estivéssemos em outro nível de organização em relação à consciência, a cobrança nem existiria porque cada um estaria fazendo a sua parte. Como uma cabeça contaminada por febre aftosa, por exemplo, compromete um rebanho de mais de 27 milhões de animais, temos de cobrar para ter atestada uma atividade responsável”.
0 comentário
Líderes do Agro: CNA debate diversas iniciativas para implementação no combate e mitigação dos incêndios florestais no Brasil
CNA divulga posicionamento para a COP 29
Agro e Prosa Episódio 849 - XIX Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal
Mapa divulga lista de marcas e lotes de azeite de oliva impróprios para consumo
Petróleo dispara mais 5%, óleo acompanha com fortes altas, mas grãos realizam lucros em Chicago nesta 5ª
Mercado de trabalho/Cepea: Agrosserviços crescem no 2º tri e sustentam recorde do número de pessoas no agro