Agricultores australianos visitam o Brasil para conhecer forma de manejo e técnicas agrícolas
Publicado em 01/04/2010 08:06
Um grupo de agricultores australianos visita propriedades no Brasil e em outros países da América Latina. Eles querem conhecer diferentes formas de manejo e técnicas agrícolas. Na quarta-feira, o local escolhido foi o noroeste de Goiás.
A fazenda do agricultor Afonso Van Lieshout fica em Leopoldo de Bulhões, no noroeste do Estado. Ao todo são 4,5 mi hectares de área plantada com soja e milho. Segundo o agricultor, em 20 anos a produtividade dos grãos cresceu mais de 50%. É o resultado de investimentos em tecnologia.
“A gente tem usado a pulverização com GPS para diminuir custos e perdas. Tem adotado espaçamento maior em soja para evitar um pouco de problema de doenças. E temos usado as variedades de semente recomendadas para nossa região”, explicou Lieshout.
Na visita os produtores da Austrália procuraram conhecer modelos para a produção sustentável de cereais e grãos. O maquinário de pequeno porte, usado no sistema de plantio direto, que diminui o impacto sofrido pelo solo, despertou o interesse do agricultor australiano. Ele disse que o equipamento é adequado para o tamanho de sua fazenda. Desde que o custo não seja elevado e a qualidade garantida, ele pretende empregar a tecnologia.
Goiás é um dos três Estados brasileiros visitados pelos australianos. O objetivo é conhecer práticas agrícolas adotadas no país e tecnologias que garantam o desenvolvimento da cadeia produtiva.
O gerente de desenvolvimento de uma empresa brasileira de ciências agrícolas, que apresentou aos produtores as diferentes gestões aplicadas na propriedade, aposta na troca de experiências. Para ele, o Brasil já está consolidado no cenário mundial do setor.
“A gente pega informações de agricultores que vêm de outros países. E a gente vê que o Brasil consegue brigar lado a lado com esses países desenvolvidos também na parte de agricultura”, disse Mílton Suzuki.
Os produtores também passaram por São Paulo e Minas Gerais. Nesta quinta-feira, embarcariam para o Uruguai.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural
0 comentário
Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas