Safra fica ainda maior em MT

Publicado em 05/04/2010 15:44
O que era previsão de recorde agora está mais que ratificado com os novos números apresentados ontem pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que revisou para cima a safra 09/10 de soja no Estado. No levantamento de março tanto a estimativa de área plantada como de produção estão superiores ao que vinha sendo divulgado até fevereiro.

O Instituto estima a área plantada em 6,206 milhões de hectares, ante os 6,122 milhões previstos em fevereiro, uma evolução mensal de 1,4%. Em relação à área semeada na safra passada (5,704 milhões de toneladas) houve aumento de 8,8%.

Com relação à produção a expansão mensal verificada é de 2,7% e a anual de 8,4%. Com isso, a produção estimada em fevereiro, 18,37 milhões de toneladas ganhou reforço de mais 50 mil toneladas, passando para 18,87 milhões. Se as projeções se confirmarem, Mato Grosso terá cultivado a maior extensão de área e colherá o maior volume de sua história. A safra 09/10 vai chegando ao fim no Estado. No último boletim semanal do Imea, no início da semana, a área colhida já ultrapassava os 98%. Para analistas a maior safra mato-grossense foi também a mais rápida, já que os trabalhos não se estenderão a abril, como o verificado no ano passado.
Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista