Rossi: supersafra é resultado da união dos produtores e governo

Publicado em 08/04/2010 08:25
“A supersafra de grãos é fruto da união entre o trabalho do agricultor brasileiro e o apoio do governo à agricultura para o aumento da produção e manutenção do setor como um dos mais importantes na economia do País”, destacou, nessa quarta-feira (7), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, durante o anúncio do 7º levantamento da produção de grãos. A colheita estimada para a safra 2009/2010 é de 146,3 milhões de toneladas, a maior da história. 

O volume, de acordo com a pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é 1,5% superior à safra 2007/2008, a maior até então. Segundo o ministro, as possíveis dificuldades oriundas do excesso de produção poderão ser resolvidas. Para isso, Rossi aposta na armazenagem nas fazendas. Ele explicou que, recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura e da Conab formularam proposta de financiamento a longo prazo, com juros subsidiados e carência para produtores que queiram adotar silos nos locais de produção. 

Essa falta de armazenagem nas áreas de plantio obriga o produtor a vender o produto imediatamente após a colheita, deixando-o vulnerável perante o mercado. “A proposta dá ao produtor um novo nível no mercado. Ele passa a ser controlador do seu momento de venda e um negociante em condições vantajosas para enfrentar os altos e baixos dos mercados de commodities”, avaliou. 

Comercialização - O ministro assegurou, ainda, o esforço do governo em manter a garantia de preços mínimos para apoio à comercialização, diante da safra recorde. “Vamos encontrar um norte seguro para que os agricultores se sintam confortáveis para aumentar a produção destinada ao consumo interno e à exportação”, concluiu.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista